Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Curiosidades do Cuiabá que você precisa conhecer

Nesta segunda-feira (8), a cidade é lembrada por completar seus 300 anos com muitas histórias que você precisa saber. Confira!
Por: Rebeca Ângelis 08/04/2019 - 11:15

Resultado de imagem para cuiabá

Para uns, a Cidade Verde, para outros, a querida Cuiabá. O fato é que a capital do Mato Grosso segue encantando seus conterrâneos e visitantes. A cidade, que foi um marco da ocupação da região centro-oeste do Brasil, continua recebendo imigrantes de diferentes regiões do Brasil, atraídos por seu potencial de crescimento e por sua qualidade de vida diferenciada.

Nesta segunda-feira (8), a cidade é lembrada por completar seus 300 anos com muitas histórias que você precisa conhecer. Confira!

Uma das cachoeiras mais altas do Brasil

São 260 metros de queda livre e uma beleza única da natureza. A Cachoeira do Jatobá é considerada a quarta mais alta do Brasil. Um percurso de 10km a pé de trilha íngreme é compensado com toda sua beleza no final.

Sede de quatro importantes rios do país

O tanto de natureza que cabe em Cuiabá também se deve à passagem de quatro rios importantes que cruzam a cidade. A bacia hidrográfica sedia os rios Paraguai, Xingu, Cuiabá e Araguaia. O enorme volume de seus rios, aquíferos e nascentes espelhados por todo o seu território, resulta ainda em uma das maiores reservas de água doce de toda a América do Sul.

Origem indígena

Antes mesmo de Cuiabá se tornar o que é, recebeu diferentes denominações. O primeiro bandeirante que por lá apareceu designou a região como povoado de São Gonçalo. Posteriormente, Pascoal Moreira Cabral se estabeleceu no local, batizando-o de Cuiabá.

Alguns estudos antropológicos evidenciam que a palavra Cuiabá seria o nome de uma antiga tribo indígena que habitava a região. Seria, ainda, uma referência ao utensílio chamado cuia, que os indígenas utilizavam. Outros estudiosos acreditam que o termo da língua guarani, significa lontra brilhante.

Está no centro geodésico do continente

Localizada eixo central da América do Sul, a capital mato grossense se situa no chamado centro geodésico do continente. Isso significa  que seu lugar é situado exatamente na área central que divide a terra. Inicialmente, este posicionamento geográfico da cidade foi constatado pelo Marechal Cândido Rondon, em 1909. Posteriormente, medições realizadas por engenheiros, em 1975, confirmaram a condição.

Com 20 metros de altura, um obelisco feito de mármore protege o marco original que registra as coordenadas exatas desse centro geodésico (15º35’56” de latitude Sul e 56º06’55” de longitude Oeste).

A UNIVERITAS se orgulha em fazer parte da história de Cuiabá!

 

Comentários