Clicky

Você está em
4020-9734

Acadêmico


CEUA/UNG

Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA/UNG

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Universidade Guarulhos está registrada no Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), órgão integrante do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Concea

O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) é órgão integrante do Ministério da Ciência e Tecnologia, constituindo-se em instância colegiada multidisciplinar de caráter normativo, consultivo, deliberativo e recursal. Dentre as suas competências destacam-se a formulação de normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica, bem como estabelecer procedimentos para instalação e funcionamento de centros de criação, de biotérios e de laboratórios de experimentação animal. O Conselho é responsável também pelo credenciamento das instituições que desenvolvem atividades nesta área, além de administrar o cadastro de protocolos experimentais ou pedagógicos aplicáveis aos procedimentos de ensino e projetos de pesquisa científica realizados ou em andamento no País.

Saiba mais

Membros do CEUA/UNG

Fábio Futema
Função: Coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais 
Profissão: Médico Veterinário

Marta Ferreira Bastos 
Função: Vice-Coordenadora da Comissão de Ética no Uso de Animais 
Profissão: Biomédica

Regina Maria Pinna
Função: Membro Titular
Profissão: Advogada

Denise Barcelos
Função: Membro Titular
Profissão: Bióloga

Daniela Oliveira Souza Souto
Função: Membro Titular
Profissão: Representante da Sociedade Protetora de Animais

Regina Oliveira Moraes Arruda
Função: Membro Suplente
Profissão: Engenheira Agrônoma

Letícia Ruiz Sueiro
Função: Membro Suplente
Profissão: Bióloga

Angélica do Rocio Carvalho Silva
Função: Membro Suplente
Profissão: Médica Veterinária

Lucélia Ercole Moura
Função: Membro Suplente
Profissão: Representante da Sociedade Protetora de Animais

Informações Gerais

Os formulários para as solicitações de autorização para o uso de animais em ensino, pesquisa e experimentação estão disponíveis no site do Concea http://ciuca.mct.gov.br/.

O pesquisador deverá preencher os formulários, salvar em formato pdf. e enviar à Comissão de Ética no Uso de Animais pelo e-mail ceua@ung.br, juntamente com o projeto de pesquisa ou plano de ensino.

O pesquisador deverá enviar em anexo a autorização do responsável do laboratório.

Possibilidades de aprovação

 "aprovados"

 "pendentes" (não significa aprovado) – para a aprovação e o início da pesquisa exige-se o atendimento prévio das solicitações feitas;

 "não aprovado" – quando existir uma questão eticamente incorreta, não aceitável e que demandaria uma modificação importante no protocolo. Neste caso, havendo interesse, o pesquisador poderá apresentar outro protocolo.