Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


“Non ducor, duco”. 5 curiosidades que você não sabia sobre São Paulo

Terra da Garoa comemora 465 anos de fundação no dia 25 de janeiro
Katarina Bandeira Por: 24/01/2019 - 11:39
“Non ducor, duco”. 5 curiosidades que você não sabia sobre São Paulo/ Reprodução/Governo de São Paulo
“Non ducor, duco”. 5 curiosidades que você não sabia sobre São Paulo/ Reprodução/Governo de São Paulo

São Paulo, a cidade que não para. Um dos mais importantes centros econômicos do Brasil é também um agregador de diferentes culturas com seus museus, parques e uma vida noturna de causar inveja em muita metrópole por aí. Além disso, ela esconde histórias curiosas e lugares que oferecem serviços levemente fora do comum. Afinal, quem imaginaria que, no meio de uma das mais importantes capitais do país, estaria escondido um hotel especializado em Bonsais? Ou que seus habitantes elegeram um animal como vereador? Para celebrar os 465 anos desta cidade tão diversa, recheada de fatos inusitados, separamos cinco curiosidades que você (provavelmente) não sabia sobre a Terra da Garoa. Confira!

A revolução do bicho

Em 1959, os habitantes da capital paulista, insatisfeitos com os candidatos a vereadores que dispunham como opção, resolveram fazer algo diferente. Com o voto ainda sendo impresso no papel os eleitores paulistanos se uniram e elegeram Cacareco, um rinoceronte do Zoológico de São Paulo. Sem precisar gastar nada com sua campanha o animal recebeu cerca de 100 mil votos válidos para o cargo. Uma vitória animal.

Casa da árvore

Quem tem animais de estimação, geralmente, costuma procurar as melhores acomodações para seu pet. Para isso existem diversos estabelecimentos que oferecem o serviço de hospedagem para os bichinhos. Em São Paulo esse tipo de serviço foi um pouco além, incluindo também Bonsais. O Bonsai Kai é uma pousada especializada em bonsais. Isso porque essas plantas exigem cuidados mais específicos que outras espécies e, de acordo com seu proprietário, precisam ser tratadas como obras de arte. O “hotel”, funciona desde 1995 e cobra a diária dependendo do tamanho do arranjo.

Trem vs. Companhia de gás

Todo mundo sabe que brasileiro é um povo apaixonado por futebol, por isso mesmo a máxima entre os paulistanos não poderia ser diferente.Foi lá que se deu a primeira partida de futebol do Brasil. Datada de 1895, o jogo foi disputado no campo paulistano, na Várzea do Carmo, local que hoje faz parte do bairro de Cambuci. A disputa ocorreu entre o São Paulo Railway, nome da estrada de ferro que ligava Santos a Jundiaí, time de Charles Miller, homem responsável por trazer as primeiras bolas de futebol para o país, contra os rapazes da Companhia de Gás. Vitória ficou por conta dos homens de ferro, por 4 a 2.

Maior centro comercial da América Latina

Se existe um lugar bom para fazer compras, esse lugar é a Rua 25 de Março. Localizada no centro da cidade, o logradouro é considerado o maior centro comercial a céu aberto da América Latina. Pelo menos um milhão de pessoas, entre moradores locais e turistas, transitam pela rua todos os dias para encontrar os mais diversos aparatos possíveis. Com lojas com todo o tipo de comércio diferente.

"Non ducor, duco”

A bandeira da cidade de São Paulo carrega um lema que diz muito sobre o rumo que a metrópole vem tomando. “Non ducor, duco”, ou “Não sou conduzido, conduzo” é uma expressão em latim que não poderia ter se encaixado melhor, para uma cidade que está sempre constante evolução. Além disso, constam também o desenho de uma coroa (referente ao império português), folhas de café e o braço de um bandeirante, desbravadores que saíram da cidade para explorar o restante do Brasil.

Gostou da matéria? Coloca nos comentários o seu parabéns para a Terra da Garoa!

 

Comentários