Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Você adia demais suas metas e tarefas diárias?

Saiba como identificar e superar os sinais da procrastinação!
Rebeca Ângelis Por: 23/02/2022 - 13:03
Preguiça e procrastinação são hábitos distintos e, muitas vezes, até confundidos. Por exemplo, se você é daquelas ou daqueles que ficam adiando e empurrando compromissos e decisões para mais tarde, esse pode ser um sinal de procrastinar.
 
Procrastinar, nada mais é que transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair alguma atividade que faria parte de sua rotina ou tarefa do dia a cumprir.
Claro que todo mundo, por vezes, adia, deixa de fazer ou simplesmente transfere alguma atividade para depois, mesmo quando seria melhor executá-la logo. O problema é quando isso se transforma em um padrão repetitivo e sistemático, podendo levar a perdas significativas, que podem afetar o aspecto familiar, pessoal, acadêmico, profissional e financeiro.
 
Bons e maus hábitos fazem parte do repertório de qualquer pessoa e se formam através da repetição. O segredo é combater a procrastinação antes de virar um hábito. Existem diversas alternativas para superar os maus hábitos da procrastinação. Cada pessoa precisa descobrir e praticar a que melhor funciona para si. 
 
Separamos uma lista para te ajudar a identificar e como superar tais sinais, caso eles insistam em atrapalhar seus planos e rotinas diárias. Continue a leitura e confira! 
 
Como identificar sinais de procrastinação?
Cada pessoa tem uma forma de criar hábitos e a habilidade de avaliar o seu próprio desempenho nas tarefas, mas alguns sinais são indicativos de procrastinar.
 
Por exemplo, na rotina acadêmica:
• Deixar para estudar na última hora;
• Não entregar trabalhos em tempo hábil ou elaborar sem tempo para revisão ou acréscimos significativos;
• Em trabalhos de grupo, não assume a sua parte de forma responsável, o que pode afetar a execução do trabalho de todo o grupo;
• Não bater metas estabelecidas para si;
• Seu desempenho é abaixo da sua capacidade;
• Viver sempre de improvisos por falta de organização de tempo/prioridades para execução das demandas, o que pode acarretar em perder chances de promoção, de credibilidade, e até, de demissão;
•No aspecto familiar e pessoal, a procrastinação pode abalar a confiança, gerar mal sentimentos, desgastar os relacionamentos, inclusive correndo o risco de ruptura do vínculo.  
 
Como vencer a procrastinação?
Se, diariamente, você fizer cinco pequenas coisas, dentro de algum tempo dará conta da tarefa toda que tende a adiar. Por isso, antes de separar quaisquer metas para si, divida suas atividades diárias em pequenos passos que você saiba que poderá executá-las.
 
Nesse processo, também é importante identificar os gatilhos que sabotam a realização da tarefa. Ou seja, fatores que tiram o foco no que deve ser feito. Vários podem funcionar como gatilhos e depende de cada pessoa: celular, acessar as redes sociais, séries na TV, vídeos no YouTube, futebol, noticiários, conversar com amigos, lanchar, e até mesmo levantar para beber água. É necessário criar um ambiente propício a se manter focado no objetivo proposto, e neutralizar cada um dos gatilhos.
 Use uma agenda ou bloco de anotações (de preferência físico) para registrar as ideias, planos e metas, permitindo a liberação da mente, reduzindo, assim, o risco de eventuais esquecimentos;. 
 
Classifique as prioridades alinhadas na agenda e busque executá-las pela ordem de importância. Um dos modos de procrastinação mais comum é começar a fazer uma tarefa e iniciar outra antes de concluir a anterior, e ainda sobrepor mais outra tarefa.
 
A dica é escrever em lugares visíveis o seguinte lembrete: “tarefa iniciada, tarefa concluída!” até que isto se transforme em um hábito saudável.
 
 

Comentários