Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Vai fazer o TCC? Veja seis dicas práticas para se dar bem!

Rebeca Ângelis Por: 20/01/2022 - 10:12 - Atualizado em: 25/01/2022 - 11:37
Um dos momentos mais esperados e temidos do graduando é a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso, mais conhecido como TCC. Um TCC precisa ser bom para ser bem avaliado e seguir algumas regras pré-estabelecidas. É aqui que o aluno vai escrever em linguagem acadêmica, desenvolver um assunto em forma de pesquisa e elaborar uma conclusão. 
 
Apesar de parecer até assustador, é um período fundamental na obtenção do diploma de nível superior. Digamos que é o batismo de fogo: uma vez com um TCC aprovado, o agora formado está pronto para os próximos desafios.
Mas calma, nada que uma boa dedicação e organização não te leve à nota máxima da avaliação. Separamos seis dicas práticas, confira!
 
1- Procure um professor orientador que você tenha afinidade
Ele vai te guiar nesse processo de elaboração do TCC e essa afinidade poderá facilitar na boa relação e desenvolvimento de sua análise sobre o trabalho. É com ele que você terá as reuniões para tirar dúvidas, elaborar o projeto de pesquisa e o que deve ser estudado e como deve ser escrito. Dessa forma, ao conversar com ele sobre o que pretende estudar, já haverá alguns caminhos a seguir. O professor pode te indicar livros de pesquisa, pessoas para entrevistar (se for o caso) e onde procurar mais informações. Você vai enviar a ele as prévias dos seus trabalhos, e e ele pode fazer uma série de anotações.
 
2-Escolha um assunto do qual você gosta
Essa pode ser a parte mais interessante de todo esse processo. Dentro da sua área de formação, há disciplinas ou assuntos que mais te chamam a atenção. Aproveite essa afinidade e escolha aquilo que deseja estudar mais a fundo. Além de deixar o estudo mais interessante, você não vai ter dificuldade na hora da pesquisa.
 
3-Busque uma boa bibliografia
O professor orientador já vai te dar uma bela ajuda nesse ponto, mas não é nada demais ver outros livros que tenham a ver com o assunto em questão. Se tiver facilidade para ler em outros idiomas, estes livros serão bem vindos, desde que se relacionem com o tema. Caso não, use a literatura nacional. É possível fazer pesquisas em obras físicas ou trabalhos feitos na internet, que quase sempre estão disponíveis online. Você vai perceber que eles já são escritos no formato ABNT – por isso a sua importância. Anote os pontos que serão utilizados, as páginas, os trechos e os destaque. Assim, quando for escrever seu TCC, ficará mais fácil encontrá-los.
 
4-Faça um cronograma
O professor vai te dar alguns passos para organizar seu TCC dentro de determinados prazos. Assim, estipule o que deve ser estudado e escrito para enviar a ele. Esse cronograma deve ser seguido à risca, porque o professor vai cobrar depois. Mas não só por isso. O mesmo vai te ajudar a estabelecer metas para estudar os próximos temas. Assim, você não se sentirá perdido em meio a tantas informações e será mais tranquilo se programar.
 
5-Elabore a base da pesquisa
Já delimite o tema, o problema que será pesquisado, o objetivo, hipótese e justificativa. É isso que norteia um TCC. Seguindo esses passos, será possível fazer a conclusão do trabalho. E cada parte da pesquisa conta. Ela vai dar subsídios para dar continuidade à parte seguinte, até chegar no final. É a conclusão que dará o resultado do problema, se é aquilo que se imaginava (a hipótese) ou não. Não é que você precise provar que está certo, mas a pesquisa é fundamental para mostrar que nem sempre uma hipótese é verdadeira.
 
6- Nunca copie o trabalho alheio
Plágio é crime! Por isso, atenção! Por mais que pareça tentador e mais fácil copiar trechos inteiros de uma pesquisa sem dar o devido crédito, isso não conta no TCC e não é nem um pouco acadêmico. Assim, se precisar usar partes de um livro ou trabalho, ele deve vir dentro de um contexto, e citando sempre a fonte.
 

Comentários