Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNG oferece curso gratuito de Modelagem Oracle e Mysql

Curso será voltado aos estudantes de computação e acontece no campus Guarulhos da UNG
Assessoria de Comunicação Por: Pâmela Vespoli 26/05/2017 - 11:55 - Atualizado em: 26/05/2017 - 14:19
notebook e mão
A aula será na sala de Aula 406, no prédio D do campus Guarulhos-Centro

Neste sábado (27), das 9 às 14h, o coordenador do curso de Ciência da Computação da UNG, Fábio Codo, ministrará uma aula extracurricular sobre Modelagem Oracle e Mysql. A atividade é destinada aos estudantes de Ciências da Computação que queiram ampliar o conhecimento sobre as ferramentas e alcançar resultados mais eficazes no manuseio de dados, proporcionando uma leitura mais clara sobre o significado desses dados. A palestra acontece no campus Guarulhos e é gratuita.

 O objetivo do projeto é familiarizar os alunos com a área de modelagem e programação de banco de dados estruturados. Segundo Fábio Codo, diante de uma quantidade expressiva de informações, o profissional da área não deve apenas criar aplicativos, mas produzir meios que consigam manipular as informações de forma efetiva, no intuito de que elas possam ter alguma finalidade. “Essas técnicas mais novas de modelagem possibilitam tratar sistemas dando condições de montar estatística, relatórios e instrumentos mais precisos, que são utilizadas posteriormente para tomadas de decisões”, comenta.

Ele exemplifica a utilidade da ferramenta, explicando um caso de pesquisa com um grupo de jovens autistas, que tinham o propósito de descobrir as principais dificuldades sinalizadas ao exercerem movimentos que exijam da coordenação motora. Após os jovens terem realizado uma série de exercícios, os resultados foram transformados em dados e foi possível analisar os movimentos que a maioria deles apresentou resistência. Com estes resultados, atestou-se as familiaridades entre os movimentos que os jovens não tiveram facilidade e chegou-se a conclusões mais profundas se analisadas por especialistas da área da saúde.

De acordo com o coordenador, hoje a grande dificuldade não é o desenvolvimento da tecnologia, mas manipular as informações no decorrer do desenvolvimento. E aqueles que apresentam esse diferencial no mercado costumam se destacar. Por isso, Codo enfatiza sobre a importância da aula de extensão. “Os alunos têm a visão pedagógica e acadêmica que o curso oferece, a ideia é ampliar a visão do aluno sobre o objeto de estudo, visando o mercado de trabalho”, comenta.

A aula será na sala de Aula 406, no prédio D do campus Guarulhos-Centro. Os discentes que ainda não se inscreveram e querem participar, devem se cadastrar até sexta-feira (26), pelo site.

Comentários