Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Cultura


Recife será palco da final do Festival Osga de vídeos universitários

Assessoria de Comunicação Por: Mário Victor Tavares 04/12/2023 - 13:14 - Atualizado em: 13/12/2023 - 11:44
A capital pernambucana será palco da final do Festival Osga de vídeos universitários. O evento acontece na próxima quarta-feira (13), no auditório Roque de Brito, localizado no Bloco B do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, e será aberto ao público.  
 
Este ano, 12 grupos disputam a premiação de melhor vídeo em três categorias: Curta de Ficção, Videoclipe e Minidocumentário. O júri responsável por avaliar as produções será formado por Adriano Portela, diretor de cinema; Gabriel Oliveira, produtor independente e responsável pela página Recife Ordinário; Nadezhda Bezerra - Escritora e roteirista; Joyce Cursino, jornalista, atriz, cineasta e CEO da Negritar Filmes; Lorenna Montenegro, crítica de cinema, roteirista, jornalista cultural e produtora de conteúdo; e Ariela Motizuki, jornalista e produtora independente de audiovisual. 
 
Os indicados na categoria de Minidocumentário são: "Excursão Areia", produzido por alunos da UNINASSAU Campina Grande/PB; "Xilogravura Nordestina", de alunos da UNINASSAU Caruaru/PE; "Projeto Escuta", dos alunos da UNINASSAU Parangaba/CE; e "O Trapiche", realizado por estudantes da UNINASSAU Belém/PA.   
 
Já os indicados na categoria Curta de Ficção são: "Conectados", de estudantes da UNINASSAU Recife/PE; "REM", produzido por alunos da UNINASSAU Redenção/PI; "Capítulo2:Cícero", de alunos da Universidade de Guarulhos/SP; e "Reflexo", realizado por estudantes da UNINASSAU Doroteias/CE. 
 
Na categoria Videoclipe, os indicados são: "Pulse", produzido por alunos da UNINASSAU Doroteias/CE; "Pior que dor de dente", de alunos da UNAMA Belém/PA; "Acolher", realizado por estudantes da UNINASSAU Redenção/PI; e "Sem Você", de alunos da UNINASSAU Recife/PE. 
 
“Estamos muito felizes com os resultados de cada vídeo. Foi muito gratificante acompanhar as seletivas regionais e vermos o comprometimento e o talento dos nossos discentes”, destaca Simone Bérgamo, diretora Acadêmica do grupo Ser Educacional.   
 
“Preparamos uma grande cerimônia aqui em Recife para recebermos os finalistas e selecionarmos o melhor vídeo”, complementa. Os interessados podem assistir as produções que estão disputando a final pelo site https://conheca.sereducacional.com/finalistas-osga
 
O evento, que terá início às 18h, contará com entrevista coletiva com os finalistas, apresentações culturais e exibição dos vídeos vencedores. 
 
Sobre o Osga
 
O Festival Osga de vídeos universitários começou em 2005 e foi criado para desenvolver habilidades na área audiovisual e conhecimentos em edição digital não-linear de áudio e vídeo para alunos do curso de Comunicação Social — Publicidade e Propaganda da UNAMA - Universidade da Amazônia. Este ano, o Festival foi ampliado e contempla estudantes das Instituições de Ensino Superior (IES) mantidas pelo Ser Educacional em todo o país.   
 
O nome Osga é o termo popular para a famosa lagartixa, réptil bastante comum no Brasil, que foi escolhida como símbolo do festival, além de lembrar a palavra OSCAR, premiação do cinema hollywoodiano.  
 
Atualmente, o Osga faz parte do sistema UBÍQUA, que visa revolucionar o ensino. Sua finalidade é reunir e exibir produções de vídeo realizadas por estudantes das Intuições de Ensino de todo o ecossistema do Ser Educacional. Os vídeos também irão integrar o acervo permanente das plataformas de streaming do Grupo - UNAMA Play, UNINASSAU Play, UNINORTE play e UNG Play.

Comentários