Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Palestra celebra o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

O evento acontecerá na Universidade UNIVERITAS/UNG, Campus Bonsucesso, nesta quarta-feira (21)
Assessoria de Comunicação Por: 20/03/2018 - 08:59 - Atualizado em: 20/03/2018 - 09:00
Imagem mostra cartaz do evento
Evento traz Márcia Campos Eurico, pesquisadora do racismo institucional na infância

Por: José Lima 

Nesta quarta-feira, 21 de março, às 20 horas, acontece no auditório da Universidade UNIVERITAS/UNG, Campus Guarulhos Bonsucesso, a palestra com o tema “Pesquisa Sobre o Racismo Institucional na Infância”, ministrada por Márcia Campos Eurico, que é pesquisadora do racismo institucional na infância. Neste dia, também será celebrado o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial e o evento é destinado a toda comunidade acadêmica, com a proposta de sensibilizar os presentes quanto à convivência pacífica e harmônica entre as pessoas.

De acordo com Lis Lakeis Bertan, coordenadora do Departamento de Extensão Instituição, “com esta palestra trará a oportunidade para reflexão e discussão sobre as diferenças raciais, tendo como foco principal, as crianças que tanto sofrem com esses malefícios. Em contrapartida, também serão expostas ferramentas para combater esse problema que tanto assola o meio.

Márcia é mestra e doutoranda em Serviço Social pela PUC/SP, assistente social pelo Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, além de ser professora no curso de Serviço Social e na Pós-Graduação da Faculdade Paulista de Serviço Social – FAPSS/SP, membro do grupo de trabalho ampliado sobre Raça/Etnia do GTP Gênero, Sexualidades, Raça/etnia e Geração da ABEPSS e integrante do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Ética e Direitos Humanos da NEPEDH-PUC/SP.

Em 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, África do Sul, 20 mil pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada, resultando em 69 mortos e 186 feridos. Em memória a este massacre, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu essa data como o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial.

 

Comentários