Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Nunca estudou para um concurso público? Saiba como começar

Professores de cursos preparatórios dão dicas para quem quer virar um 'concurseiro'
Thayná Aguiar Por: 06/12/2019 - 13:36

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 29 de novembro deste ano, a taxa de desemprego no Brasil é de 11,6%, atingindo 12,4 milhões de pessoas. Devido a esse alto índice, a procura por cargos públicos crescem consideravelmente. Contudo, entrar para vida de ‘concurseiro’ não é tarefa fácil e exige bastante dedicação dos candidatos. O professor de português Tiago Xavier e advogada e professora de direito constitucional e direito processual civil Cristiana Costa deram algumas dicas para quem quer começar a estudar, mas não sabe como ou por onde.

Buscar um curso preparatório

De acordo com Cristiana, o primeiro passo para o candidato que quer começar a estudar para um concurso público é buscar um curso preparatório. “Muitos concursos cobram disciplinas que não são da área de conhecimento do candidato, como matérias de direito, e nessas áreas o estudo autodidata é muito difícil ante ao seu grau de complexidade e termos técnicos”, explica. Além disso, a professora ainda destaca: “ele terá a orientação de profissionais habilitados para a escolha do cargo, metodologia de estudo, acesso à bibliografia adequada e questões, além de outras ferramentas como simulados etc”.

Para o professor Tiago Xavier, além do curso preparatório, o aluno também deve começar a estudar em casa. “Muitos que ainda não têm essa prática com o concurso público acham que, realmente, seria só entrar na sala de aula, assistir a um determinado conteúdo e tudo acabou por aí. Mas na verdade, o estudo para concurso é muito intenso. O aluno tem que ter disciplina, organização, tem que fazer um plano de estudos”.

Ter o hábito de estudar em casa

Além disso, Tiago também destaca a importância de exercitar em casa todo o conteúdo visto em sala de aula. “Além de estudar a teoria, ele tem que fazer muitos exercícios. Quanto mais exercícios ele fizer, mais ele aprende o conteúdo. É a velha história que eu digo: se alguém quer aprender a tocar um instrumento musical, a teoria não basta. Ele tem que praticar muito o instrumento. Da mesma maneira é com um determinado conteúdo voltado para o concurso público. Ele vai ter que estudar bastante e praticar bastante. Se ele não fizer isso, não vai valer a pena”.

Criar um cronograma de estudos

Uma unanimidade entre os dois professores é a importância da criação de um cronograma de estudo. Para ambos, este é um passo essencial para o candidato que quer começar a estudar para um concurso público. “Um estudo ordenado sobre um cronograma fará com que o candidato não perca o foco, direcione o seu estudo dando o valor a cada disciplina conforme o peso que ela terá na prova e lhe dê estímulo, pois ele tende a criar metas que precisam ser alcançadas a cada semana”, diz Cristiana.

“Se o aluno não tem um cronograma, ele fica perdido. Por exemplo, é o aluno que assiste aula de língua portuguesa na segunda-feira e na mesma segunda-feira ele vai estudar direito administrativo. Isso não existe. Se ele assistiu a aula de língua portuguesa na segunda, ele vai ter que estudar língua portuguesa. Isto é, ele vai ter que cansar ao extremo estudando língua portuguesa”, destaca Tiago Xavier.

Ter limite de horário nos estudos

A dúvida que assola grande parte dos estudantes é quanto tempo deve ser dedicado aos estudos nessa rotina de ‘concurseiro’. Para o professor de português, seis horas é o período ideal. “No mínimo ele tem que ter três horas dentro de sala de aula estudando, mais três horas, no mínimo, estudando em casa, fazendo exercício e revisando”.

Já para Cristiana, o tempo de estudo irá depender da disponibilidade de cada candidato. “Pessoas que trabalham ou estudam durante o dia tendem a ter um tempo menor para se dedicar ao concurso público. Pessoas que têm a oportunidade de se dedicar exclusivamente a esse estudo terão mais tempo disponível”.

“O recomendável é estudar de quatro a seis por dia, com intervalos de dez a 15 minutos a cada hora. Mas se a disponibilidade do candidato for pequena, é importante reservar ao menos duas horas por dia, tentando buscar maior foco e objetividade no estudo. Porém, independentemente da disponibilidade de tempo, todos podem alcançar o objetivo da nomeação, apenas alguns irão demorar mais outros menos”, completa a professora e advogada.

Manter o foco

Depois de começar a estudar, um passo básico na rotina de estudos para concursos públicos é manter o foco. Segundo Cristiana, essa é a etapa mais difícil de todo o processo. “Eu leciono há mais de 15 anos na área de concurso público e percebo ao longo desses anos que muitos iniciam o estudo e desistem. Alguns voltam a estudar anos depois quando já têm mais maturidade. Mas uma coisa que a experiência me mostrou é que os candidatos tendem a persistir mais quando estão em ambientes acadêmicos de concurso”.

“As aulas estabelecem metas de estudo. Então, se um professor concluiu determinado assunto em sala de aula, o aluno sabe que precisa colocar esse assunto em dia e costuma se esforçar para não deixar a matéria se acumular. De outro lado, o contato com os professores e com os demais colegas de sala traz um estímulo adicional. Não é raro vermos os alunos passando por altos e baixos a cada prova e pensando em desistir. Mas os próprios colegas e professores se encarregam de dar aquela injeção de ânimo para que ele erga a cabeça e recomece. Não é uma jornada fácil e é necessário muito apoio da família, dos amigos e dos professores para que o candidato se mantenha firme em seu objetivo”, completa a professora.

Comentários