Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Monitoria: Entenda como funciona e qual a importância para a sua formação

A monitoria pode ajudar o estudante a adquirir experiências e enriquecer o currículo
Por: 08/03/2023 - 17:14 - Atualizado em: 08/03/2023 - 17:14

Escrito por: Gustavo Arland 

 

 

A caminhada na vida acadêmica é repleta de desafios e também de acúmulo de experiências. Durante este período, o estudante busca se aperfeiçoar e adquirir vivências dentro da área que ele pretende atuar. Dentre as opções de atuação na academia, existe uma modalidade chamada monitoria

 

Mas, o que é isso? 

 

A monitoria é uma atividade acadêmica em que um estudante mais experiente, geralmente um aluno de graduação, presta assistência a outros alunos em uma disciplina específica, sob a supervisão de um professor ou orientador. 

 

- QUAL A FUNÇÃO DO MONITOR? 

 

A principal função do monitor é auxiliar os estudantes que possuem dificuldades em uma determinada disciplina, seja por meio de esclarecimento de dúvidas, orientação na resolução de exercícios ou ainda por meio de aulas extras. Dessa forma, a monitoria é uma importante ferramenta para o desenvolvimento dos alunos, uma vez que proporciona uma maior compreensão do conteúdo e estimula a troca de conhecimentos entre os estudantes.

 

QUAIS HABILIDADES O ALUNO PODE DESENVOLVER NA MONITORIA? 

 

A monitoria pode ser uma oportunidade para o aluno que presta o serviço de se aprofundar ainda mais nos assuntos abordados na disciplina, além de desenvolver habilidades como liderança, comunicação, didática e organização. A atividade também pode enriquecer o currículo do aluno, sendo valorizada por empresas e instituições de ensino em processos seletivos.

 

 

É importante lembrar que a monitoria não substitui o papel do professor, mas sim o complementa. O monitor não deve ser responsável por ministrar aulas ou avaliar os alunos, mas sim por auxiliá-los em suas dificuldades. É papel do professor orientar o trabalho do monitor, além de oferecer suporte em caso de dúvidas ou problemas.

 

A monitoria é uma atividade enriquecedora tanto para o aluno que presta o serviço quanto para aqueles que recebem a assistência. Além disso, é uma importante ferramenta para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes.

 

Aqui na UNIVERITAS/UNG, você pode exercer estas monitorias sempre que disponível. Para iniciar sua trajetória acadêmica, comece agendando seu vestibular programado e seja estudante da nossa instituição. Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais informações sobre este e outros cursos , entre em contato com nosso atendimento online ou pelo nosso telefone 4020-9734.

 

Comentários