Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Itaquaquecetuba ganha Núcleo de Práticas Jurídicas com atendimento gratuito

UNG inaugurou espaço com a presença de autoridades acadêmicas e municipais
Assessoria de Comunicação Por: 18/08/2023 - 16:46
Por Aline Pinho
 
Na última terça-feira (15), a Universidade Guarulhos (UNG), campus Itaquaquecetuba, inaugurou o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do curso de Direito. A cerimônia ocorreu na sede da 152ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), localizada no centro do município. Ela contou com a presença de autoridades acadêmicas, municipais, professores e estudantes da graduação em Direito.
 
De forma gratuita, a população com renda de até um salário-mínimo terá acesso a serviços em diversas áreas, principalmente em ações que envolvam Direito Civil, Família e do Consumidor, bem como atendimentos de competência do Juizado Especial Cível. A orientação será feita pelos estudantes do 7º ao 10º semestre do curso, com acompanhamento de advogado devidamente inscrito na OAB e com experiência comprovada. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, na Praça Padre João Álvares, nº 185 – sala 14, 1º andar, Centro.
 
A coordenadora nacional dos cursos de Direito do grupo Ser Educacional, Maria Amélia Calado, prestigiou a inauguração e mencionou a importância do espaço que beneficia o aluno e a comunidade. “A função social do NPJ é de extrema relevância e a população terá livre acesso aos atendimentos. Todos ganham com a prestação de esclarecimento jurídico: comunidade, OAB, Instituição e alunos do curso de Direito. Os estudantes passam a atuar em casos reais que lhes permitam vivenciar diversas áreas. Desejo aprendizado e muito sucesso a todos”, afirmou.
 
Já a coordenadora do curso de Direito da UNG em Itaquaquecetuba, Miriçan Xavier, agradeceu a presença de todos e enfatizou que o NPJ é um marco para a cidade por ampliar o acesso à justiça. “A inauguração deste espaço é muito importante para nós. Nossos alunos terão a possibilidade de colocar em prática os ensinamentos que aprenderam em sala de aula e de forma real, com cidadãos que têm pouco poder aquisitivo. Os interessados precisam buscar atendimento presencialmente, com todos os documentos, e mostrar comprovação de renda”, destacou a professora.
 
Além das professoras advogadas Maria Amélia Calado e Miriçan Xavier, participaram da mesa de honra o diretor de área da Instituição, Marcelo Rosa; a gerente da unidade, Suzilaine Lopes; e o coordenador do curso de Direito da UNG Centro, Guilherme Amaral; bem como o presidente da OAB Itaquaquecetuba, Jairo Saturnino Mendes; o vereador Lucas do Liceu e o subinspetor na Guarda Civil Municipal (GCM), Kleber Conceição, representando o secretário de Segurança Pública. O delegado titular Márcio Cursino também compareceu à cerimônia.

Comentários