Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Opinião


Ícones do cenário musical da cidade persistem como referência

Projetos de Banda e Violeiros levam alegria e cultura para bairros e grandes centros urbanos
Assessoria de Comunicação Por: 17/04/2024 - 12:37
Por Yuri Neiman, reitor da Universidade Guarulhos
 
A cidade de Guarulhos possui importantes ícones da música caipira raiz, que merecem total respeito e reconhecimento de toda sociedade: são a Orquestra de Violeiros Coração de Viola e projeto Café Moda e Viola. Ambas animam multidões e enriquecem a cultura do município e região.  
 
Com uma trajetória de 45 anos, a orquestra de violeiros foi a primeira de seu gênero a tocar no Theatro Municipal, a acompanhar artistas renomados como Tonico e Tinoco e a apresentar-se na televisão. Ao promover a música sertaneja caipira em grandes centros urbanos, além dos limites guarulhenses, a Coração de Viola mostra a essência da vida simples do campo, preserva a memória da música e torna-se patrimônio imaterial da cultura.
 
Em contrapartida, o Café Moda e Viola surge como uma iniciativa para difundir o sertanejo raiz aos bairros mais distantes da cidade, com apresentações de violeiros locais, de São Paulo e interior. Coordenado e apresentado por Vera Bianca, neste mês de abril o projeto completa 7 anos, levando alegria ao público em um ambiente acolhedor, com café fresco e bolo de fubá.  
 
Tive o prazer de prestigiar a última edição do evento, ao qual tenho admiração, e aproveitei para parabenizar Vera Bianca por espalhar música caipira raiz pela cidade. Além de receber os apaixonados pela música caipira todo primeiro domingo do mês, no Centro de Educação Unificado (CEU) Bonsucesso, eles também abrem espaço para danças de ritmos populares clássicos e apoia músicos que queiram divulgar seus trabalhos do mesmo segmento artístico.  
 
Outro ícone do cenário musical de Guarulhos é a centenária Banda Lira, que, desde sua primeira apresentação, em 1908, no Largo da Matriz, atual praça Tereza Cristina, tem encantado com um repertório versátil, indo de Ary Barroso a Frank Sinatra. Sua persistente atuação é um legado cultural e uma referência para a memória do município e da sociedade.
 
Gostaria de ressaltar também o papel fundamental de Paulinho Trewasae como articulador cultural para que movimentos como estes aconteçam dentro do município. O agente busca trazer propostas e soluções que possam ampliar e colaborar para o avanço da cultura em Guarulhos.

 

Comentários