Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Fotografia analógica: charme e saudosismo em 36 clicks

Em meio a um mundo digital, a técnica de fotografar com filme mantém-se viva nos cursos de fotografia e no interesse dos apaixonados por esta arte
Por: Paula Brasileiro 07/08/2017 - 12:00 - Atualizado em: 07/08/2017 - 02:00
A fotografia analógica continua arrebatando apaixonados pela técnica
A fotografia analógica continua arrebatando apaixonados pela técnica

Segundo   pesquisa   realizada   pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), o Brasil conta, hoje, com 198 milhões de smartphones. Até o fim de 2017, este número poderá subir para 208 milhões. É cada vez mais comum vermos pessoas munidas de   seus  celulares  em  todos   os   lugares, fazendo   uso  das câmeras fotográficas, neles embutidas. O fácil acesso a estes equipamentos,   de  tecnologia   e   qualidade   cada  vez   mais   avançadas, popularizou a fotografia e está levando as pessoas a uma mudança de comportamento no que diz respeito à experiência de registrar a vida. O aumento na produção de imagens, em fotos e vídeos que pipocam pelas redes sociais a todo instante, está transformando nosso modo de ver o mundo e também de dialogar com nosso cotidiano e lembranças.  

Mas, ainda há aqueles que prezam pelo modo "clássico" de fotografar. Os apaixonados por fotografia analógica - aquela feita com filmes que precisavam ser protegidos da luz e revelados após o término das 'poses' - fazem questão de mantê-la viva. Para ajudar nesse esforço, e mostrar às novas gerações como se fotografava no passado, os cursos de fotografia oferecem uma cadeira que ensina as técnicas de fotografar com filme e como trabalhar em laboratório de revelação.

Analógico X Digital

Hoje em dia, com um cartão de memória espaçoso é possível clicar quantas vezes quiser. As imagens produzidas podem ser guardadas em HD's e, de preferência, compartilhadas pelas redes sociais. Na época do analógico, era preciso pensar muito antes de apertar o disparador da câmera. O filme com maior número de exposições oferecia 36 oportunidades de produzir o mesmo número de fotos. Por isso, cada fotografia exigia a escolha do momento certo para que não houvesse desperdício.

Os filmes precisavam ser rebobinados, ao final das 'poses', e bem guardados. Se expostos à luz indevidamente, queimavam e perdia-se todo o material. Estes filmes também precisavam ser delicadamente escolhidos, cada um trazia especificidades de cores, sensibilidade e formato que acabavam por interferir no resultado final da foto. Tantos detalhes acabava por dar ao ato de fotografar um cuidado e preciosismo talvez não mais vistos atualmente. Alguns entusiastas deste tipo de fotografia mantém a prática, ainda que com dificuldades de encontrar equipamentos e filmes fotográficos disponíveis. As fotos analógicas acabaram ganhando charme próprio e tom diferenciado.

No laboratório

Para ver a fotografia analógica pronta é necessário um processo que demanda o uso de produtos químicos e um lugar escuro, num misto de alquimia e mágica. O filme fotográfico é submetido a diversos produtos que reagem com seus elementos até que a imagem capturada se revele.

É um processo que demanda cuidado e um certo tempo, o que acaba dando à técnica um toque de ‘faça você mesmo’. A fotografia passa, literalmente, pelas mãos do fotógrafo, que, através dos químicos, vê a imagem se formar no papel fotográfico diante de seus olhos.

 


Com o crescimento da tecnologia digital e a facilidade de acesso a ela, é grande o número de pessoas que preferem esta maneira mais moderna de fotografar. Porém, a fotografia analógica resiste a passagem do tempo e mantém-se viva graças a paixão de inúmeros fotógrafos, profissionais e amadores. A técnica acabou ganhando status de arte e agrada aos amantes da fotografia pelo seu charme e saudosismo.

Você gosta de fotografia? Conta pra gente qual sua maneira preferida de fotografar. 

Comentários