Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Estudantes de gastronomia trocam experiências com refugiada síria

Mais do que cultura, gastronomia, os estudantes entenderam o verdadeiro significado de empatia
Assessoria de Comunicação Por: Pâmela Vespoli 11/04/2017 - 14:14
siria palestra para alunos
Manu Darweesh chegou ao Brasil em 2013

Os alunos do curso de Gastronomia da Universidade UNG receberam, na noite da última sexta-feira (07), a refugiada síria Manu Darweesh para escutar um pouco sobre sua história, cultura e culinária. Já para a palestrante, compartilhar suas receitas é uma maneira de agradecer o acolhimento dos brasileiros. O bate-papo aconteceu dentro de sala de aula, no campus Guarulhos.

Determinada a criar seus quatro filhos em um ambiente de paz, Darweesh sai com seu marido, de sua cidade Natal, Latakia, por conta da guerra e foi a caminho do Egito, em busca de seu novo lar. Ao perceber que o sonho de moradia não aconteceria em terras egípcias, eles não desistiram e apostaram na tão acolhedora pátria brasileira. Para isso, levaram três meses numa viagem de navio, em condições nada favoráveis. No entanto, Darweesh sabia que para alcançar seus objetivos não seria fácil e estava preparada para isso.

Apesar de ser formada em literatura inglesa, trabalha com a gastronomia desde que chegou ao Brasil, em 2013. Graças às tradicionais receitas caseiras de sua mãe, a síria garantiu a sobrevivência de seu núcleo familiar. Alguns de seus doces foram apresentados durante o evento e ela pôde ilustrar a importância da culinária como herança familiar e identidade nacional.

De acordo com a professora do curso de Gastronomia da Universidade UNG, o encontro foi um rico aprendizado para os alunos. “Eles puderam notar como somos um país com diversas origens. Respeitar a cultura gastronômica de outros povos é respeitar nossas raízes", comenta Deborah Sisti. 

Comentários