Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Estudantes de Enfermagem da UNG participaram de simpósio internacional

Por videoconferência, alunos do 5º semestre apresentaram trabalhos sobre saúde mental
Assessoria de Comunicação Por: 15/05/2023 - 17:25
Por Aline Pinho
 
Alunos do 5º semestre do curso de Enfermagem da Universidade Guarulhos (UNG) vivenciaram uma experiência internacional ao participarem, na última quarta-feira (10), do XVI Simposio de Enfermagem em Salud Mental Y VI Seminario de Psicología, promovido pela Universidad Cooperativa da Colombia. Neste ano, o tema abordado foi “Perspectiva multidisciplinaria de la salud mental integral”. O evento envolveu alunos de outras universidades brasileiras e outros países, como Peru, Argentina, EUA e México.
 
Durante a apresentação, quatro alunas falaram um pouco sobre o papel do enfermeiro na equipe multidisciplinar de saúde mental no Brasil. Também explicaram sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e quando ele foi regulamentado; a reforma psiquiátrica e as competências da equipe de enfermagem de saúde mental. A coordenadora do curso de Enfermagem da UNG, Andrea Diniz, prestigiou o trabalho das discentes.
 
A professora Erika Ramirez, doutora em Saúde Mental na área de álcool e outras drogas e professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNG, recebeu o convite e foi a responsável por organizar um grupo para a apresentação. Segundo a professora, o evento possibilitou aos futuros enfermeiros um momento de internacionalização. “A oportunidade de participar de um simpósio internacional sem sair do campus é uma experiência muito rica. Nossos estudantes trabalharam habilidades comunicativas e conheceram um pouco sobre como o trabalho em relação à saúde mental acontece em outros lugares. A interação e o compromisso de se prepararem para falar proporcionou aprendizados”, afirmou.
 
A aluna Keila Levino, que trabalha desde cedo na área da Saúde, se sentiu feliz por ter participado da experiência. “Foi um momento único e gratificante. Passar para outros países um pouco do que significa o SUS e o trabalho da saúde mental no Brasil foi muito importante”, disse.

Comentários