Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Opinião


Estresse pode ser positivo?

Janguiê Diniz - Fundador e presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo
Assessoria de Comunicação Por: 04/09/2023 - 16:46
Normalmente, as pessoas gastam muita energia tentando evitar o caos e as incertezas do dia a dia, como se fosse possível fugir dos problemas e das dificuldades encontradas pelo caminho. Tenta-se evitar a todo custo qualquer tipo de conflito ou situações que tragam alguma carga emocional mais pesada, o que naturalmente causará mais estresse. Mas será essa uma boa estratégia? O mais sábio, na verdade, é abandonar o desejo de eliminar os contratempos e encarar de frente o estresse de cada embate da vida.
 
Quando falamos em estresse, imediatamente nos vem à mente uma situação ruim, prejudicial, que só nos desgasta. Mas é preciso considerar que situações estressantes podem ser boas para nos tirar da zona de conforto e nos permitir experimentar coisas novas. Por isso é importante ver o lado positivo do estresse. De acordo com a psicóloga Kelly McGonigal, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, o que prejudica a saúde dos indivíduos é a crença de que o estresse faz mal. Ou seja, ele só causa mal se a pessoa acredita nisso. No livro “The upside of stress” (algo como “O lado positivo do estresse”), McGonigal demonstra que é possível utilizar momentos de estresse para benefício próprio e que trabalhos e desafios significativos, ainda que tenham certa carga de estresse, costumam ser mais gratificantes e benéficos do que nos acomodarmos com algo mais tranquilo apenas para evitarmos momentos estressores.
 
Ora, por mais assustador que seja, abandonar a zona de conforto é imprescindível para se desenvolver a antifragilidade. Para se tornar um antifrágil, é preciso se preparar, predispor-se para o aleatório, para o imprevisível, para enfrentar o caos. E, é lógico, não há como fazer isso permanecendo o tempo todo dentro da nossa zona de conforto, lidando apenas com o que é familiar.
 
O que é primordial é buscar um equilíbrio para ter o estresse na medida certa. Sem dúvida, o estresse de longa duração pode causar muitos males e precisa ser evitado, mas episódios curtos de estresse desafiam e convidam a melhorar a vida, tornando-nos mais fortes e melhor preparados para encarar os desafios da jornada. Esse seria o estresse positivo de que precisamos lançar mão a fim de nos prepararmos para enfrentar os desafios.
 
Algumas atitudes simples são excelentes maneiras de injetar estresse positivo na vida: andar rápido, tomar banhos frios, fazer uma corrida de obstáculos desafiadora, levantar pesos um pouco acima do que você está habituado, correr em vez de andar, dar um passo a mais quando você sente que já chegou ao limite de suas forças, ousar um pouco mais nos negócios, mesmo sabendo que existem riscos extras. Cabe a cada um saber utilizar esses pequenos momentos de estímulo extra de forma benéfica.
 
A verdade é que tanto corpo quanto mente têm a antifragilidade embutida como parte importante da nossa estrutura de vida, mas ela normalmente está dormente e exige estresse para ser ativada. Para se tornar um antifrágil mais intenso e atuante, busque intencionalmente o estresse positivo em sua vida.

Comentários