Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Estágio extracurricular: 4 dicas para se dar bem e conseguir a primeira oportunidade

O estágio é uma excelente oportunidade para começar a ter experiências
Por: Camilla de Assis 14/02/2023 - 17:31 - Atualizado em: 14/02/2023 - 18:38

Escrito por: Gustavo Arland 

 

 

O ensino superior é recheado de desafios e de provações para os estudantes. É um período de obtenção de conhecimentos, que podem definir ou não o rumo profissional. Mas, além dos estudos, a graduação proporciona a possibilidade de aproximação com o mercado de trabalho ainda na faculdade, através do estágio extracurricular. 

 

O estágio extracurricular é uma das atividades mais fundamentais do processo de formação. Nele, o aluno aplica todo o conhecimento aprendido em sala de aula e pode exercer as atividades da área que pretende atuar, adquirindo assim experiências para conquistar oportunidades profissionais. A depender da empresa, da função ou modalidade, os estágios podem ser remunerados ou não. 

 

Para boa parte dos universitários esta é a primeira experiência profissional e muitos possuem dúvidas de como conseguir o primeiro estágio. Neste texto, iremos apresentar 4 dicas que podem lhe aproximar da primeira oportunidade. 

 

 

COMO CONSEGUIR O PRIMEIRO ESTÁGIO? 

 

 

1- VERIFIQUE SE VOCÊ SE ENCAIXA NA VAGA

 

Ter as qualificações necessárias exigidas pela empresa, deve ser o primeiro passo para buscar o seu estágio. Observe os critérios, verifique se o estágio é próprio para o período que você se encontra na graduação. Não adianta buscar estágios, onde você ainda não tem a qualificação necessária, pois isso pode lhe prejudicar posteriormente. Esteja dentro das características solicitadas e se candidate. 

 

 

2- TENHA UM CURRÍCULO OBJETIVO 

 

Objetividade e clareza no currículo pode fazer com que você tenha várias oportunidades para entrevista, aumentando suas chances de contratação. Coloque todas as informações e, mesmo que você não tenha experiência, inclua elementos para mostrar para a empresa que você é a pessoa ideal para ocupar aquela vaga!

 

 

3- FAÇA CURSOS RELACIONADOS À SUA ÁREA 

 

Se capacitar é sempre bom e pode lhe ajudar bastante, não só a conquistar o primeiro estágio, como também garantir um emprego fixo no futuro. Procure cursos dentro da sua área de atuação e as tendências de cursos do mercado e se especialize. Desta forma, mesmo não possuindo experiências anteriores, você pode ter alguma qualificação que a empresa procura. 

 

 

4- TENHA ATITUDES PROATIVAS E BOA POSTURA DURANTE A ENTREVISTA 

 

Quando o candidato demonstra proatividade e confiança durante a entrevista, ele desperta interesse do recrutador. Não demonstra apenas para conseguir a vaga. Mostre por A + B que você está preparado, que está disposto a aprender e a contribuir com a empresa. Vale lembrar que demonstrar confiança não é bajular, e sim, ter ciência do que você é capaz de fazer para ajudar a empresa e a se desenvolver como profissional. 

 

Com essas dicas, agora fica fácil de buscar o primeiro estágio, não é? E pra te ajudar, vamos listar aqui algumas das coisas que você deve fazer ao finalmente, conseguir sua primeira oportunidade: 

 

  • Pesquise a empresa/organização

  • Prepare-se para o trabalho

  • Esteja aberto a aprender

  • Seja proativo

  • Mantenha uma atitude profissional

  • Faça networking

  • Aproveite a experiência

 

Agora você sabe tudo o que precisa para conquistar sua primeira vaga de estágio. Ainda não está matriculado em um curso superior? A UNIVERITAS/UNG tem diversos cursos em várias áreas de atuação. Agende o seu vestibular programado para começar ainda este semestre. 

Quer saber mais informações? Acesse o nosso site institucional ou entre em contato conosco através do nosso atendimento online ou pelo telefone 4020-9734. 

 

Comentários