Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Espírito de liderança ajuda ou atrapalha nas atividades em grupo?

Conversamos com uma especialista para saber, confira!
Rebeca Ângelis Por: 10/01/2022 - 09:02 - Atualizado em: 25/01/2022 - 11:55
Em qualquer ambiente que seja, ser um líder requer algumas atitudes e ações específicas. E há pessoas que já nascem com esse tipo de perfil. Entre tantas atribuições, ser um  líder inclui ter a capacidade de saber conciliar conflitos, orientar equipes e também saber motivar as pessoas a seguirem em frente em determinadas atividades. No ambiente acadêmico, por exemplo, os líderes de turma exercem funções que possam facilitar a organização dos demais alunos da sala. Lidar com essas tarefas, no entanto, requer equilíbrio para uma boa relação com todas e todos. 
 
Mas será que quem tem, digamos, o “espírito” de liderança ajuda ou atrapalha durante as atividades em grupo? Para a analista de Recursos Humanos e Carreiras, Monnique Albuquerque, a liderança sempre vem para organizar e auxiliar o que anda em desordem. No ambiente de sala de aula, não é diferente. É preciso apenas saber diferenciar o papel do líder e suas reais funções para não gerar conflitos entre colegas de sala.  
 
“Um bom líder sabe que o planejamento é a base de tudo, e é através dele que a equipe encontra uma parte da motivação necessária para produzir mais. A gestão adequada também incentiva o bom desenvolvimento da equipe.”, garante a especialista. Saiba mais!
 
Liderança é atitude
O líder precisa ter a atitude de expor sua opinião e auxiliar nas tomadas de decisões. Monnique explica que para ser um líder realmente útil e não atrapalhar a turma, é preciso mudar algumas atitudes suas diante de certas situações. E isso inclui saber observar, corrigir, auxiliar os colegas e também ter responsabilidade com as datas e demandas solicitadas pelos professores. 
 
Organização em primeiro lugar
Um líder precisa saber se organizar e manter a ordem, seja sua pessoal, da equipe de monitoria ou da própria sala de aula. Outra característica da liderança é inspirar os que os colegas busquem sempre o seu melhor e estejam por dentro dos assuntos e das demandas de cada disciplina.
A especialista também ressalta que é importante não impor, apenas apresentar as ferramentas e incentivar.  A organização é um dos pilares de projetos e pessoas bem sucedidas. Afinal, sem ela os resultados dificilmente são alcançados.
 
Comunicação é harmonia
Monnique ressalta que outra ferramenta importantíssima para desenvolver o espírito da boa liderança é a comunicação. Ela é a base para o bom funcionamento de qualquer relação, seja trabalho ou sala de aula.  Sem ela, a equipe não tem informações e começam os ruídos e discussões. 
Ser um líder que sabe como se comunicar com todos é fundamental, além disso, demonstra o verdadeiro espírito de liderança e incentiva todos os colaboradores.
Vale ressaltar que não é apenas falar com toda a equipe, é preciso também que todas e todos saibam ouvir o que sua equipe tem a dizer. Afinal, a liderança é algo mútuo, onde todos os envolvidos possuem sua parcela importância no resultado final.
 

Comentários