Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Dia Mundial da Saúde Bucal e a importância do cuidado com a boca

Veja dicas para manter sempre a boca saudável
Por: 21/03/2023 - 11:00 - Atualizado em: 28/03/2023 - 09:17
É muito importante que as pessoas se atentem à saúde bucal. (Pixabay)

Escrito por: Gustavo Arland 

No dia 20 de março é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal. A data foi instituída no ano de 2007 pela Federação Internacional Dentária (FDI) com o objetivo de realizar uma mobilização global sobre a saúde bucal, assim como elencar pontos a serem melhorados em cada região, quando se trata do suporte para este tipo de cuidado. O tema escolhido para o triênio que vai de 2021 a 2023 é “Tenha orgulho da sua boca”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças bucais são o grupo que mais afeta a humanidade. Cerca de 45% da população mundial sofre de algum tipo de doença relacionada à boca, afetando todos os países. Trazendo para o Brasil, a realidade fica mais dura. Por exemplo, o Brasil tem cerca de 90% da população afetada pela cárie, uma das doenças bucais mais comuns. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê que cerca de 15 mil pessoas sejam afetadas pelo câncer bucal em 2023. 

O Dia Mundial da Saúde Bucal é uma oportunidade importante para lembrar a todos da importância de cuidar da saúde da boca e dos dentes. Por conta disso, separamos neste post algumas dicas para manter sua boca saudável:

  • ESCOVE OS DENTES PELO MENOS DUAS VEZES AO DIA 

Escovar os dentes é fundamental para remover placa bacteriana e evitar cáries e doenças periodontais. Use uma escova de dentes com cerdas macias e uma pasta de dente com flúor.

  • USE FIO DENTAL DIARIAMENTE 

O fio dental é importante para remover a placa bacteriana que se acumula entre os dentes e abaixo da linha da gengiva. Use o fio dental diariamente para ajudar a prevenir a cárie dentária e doenças gengivais.

  • LIMITE O CONSUMO DE AÇÚCAR 

O açúcar é um grande fator que contribui para a cárie dentária. Limite o consumo de açúcar e escolha alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e proteínas magras.

  • FAÇA VISITAS REGULARES AO DENTISTA 

As visitas regulares ao dentista são importantes para verificar se há cárie dentária e doenças gengivais. Além disso, o dentista pode ajudá-lo a desenvolver um plano de cuidados dentários para sua necessidade específica.

  • MANTENHA UMA DIETA SAUDÁVEL 

Uma dieta saudável é importante para a saúde geral e bucal. Escolha alimentos ricos em nutrientes e evite alimentos processados e açucarados que podem danificar seus dentes.

O Dia Mundial da Saúde Bucal serve para lembrar da importância de cuidarmos da nossa boca. A conscientização para este cuidado, demanda esforço de toda à população. O profissional de saúde é fundamental para incentivar este cuidado. 

Você sempre sonhou em ajudar nesta missão? Nós da UNIVERITAS/UNG oferecemos a graduação em odontologia. Comece a sua trajetória agendando seu vestibular programado e seja estudante da nossa instituição. Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais informações sobre este e outros cursos, entre em contato com nosso atendimento online ou pelo nosso telefone 4020-9734.

Comentários