Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Responsabilidade Social


Cuidados com alimentação e hidratação garantem mais disposição no carnaval

Nutricionista dá dicas para as pessoas curtirem o evento de forma mais saudável
Assessoria de Comunicação Por: 07/02/2024 - 15:41

Por Cristiane Pappi 

Mais que um bom preparo físico ou uma fantasia bonita, os cuidados com a alimentação e hidratação neste carnaval devem ser redobrados. Seja para pular a festividade, aproveitar a praia ou piscina, nosso corpo necessita de mais energia durante as atividades intensas deste período.
 
Para o folião não perder o ânimo nesta festividade, a doutora em Ciências da Saúde e professora do curso de Nutrição da UNG, Vanessa Lopes, enfatiza que o ideal é não pular refeições nem ficar em jejum. “Nosso corpo precisa da comida para o bom funcionamento do organismo. Então, prefira refeições mais leves e de fácil digestão para não ficar com sensação de moleza e conseguir absorver melhor os nutrientes”, informa. 
 
Além disso, a combinação entre calor excessivo, consumo de álcool e maratona de festas pode causar a desidratação corpórea, ocasionando sintomas como dores de cabeça, fraqueza, tontura e sonolência. Segundo Vanessa, a falta de hidratação, em casos moderados, pode causar alteração nos batimentos cardíacos, boca seca e redução da quantidade de urina. “A dica é preparar o corpo um dia antes da folia, ingerindo bastante líquido”, comenta a nutricionista.  
 
A especialista também chama a atenção para as pessoas que possuem problemas renais, por apresentarem uma necessidade de hidratação diferente. “Para estas, o indicado é procurar um médico ou nutricionista para orientação de cada caso”.  
 
Para garantir um carnaval saudável e com mais disposição, a nutricionista indica evitar comidas gordurosas, como frituras, embutidos, leites, queijos gordurosos e lanches com maionese, antes de sair para as atividades. Estes alimentos geram maior fermentação e podem causar indisposição. Além disso, é importante realizar pequenos lanches durante a diversão. Isso garantirá mais energia por um período maior.
 
"Leve seu próprio lanche, dando preferência a frutas, oleaginosas, frutas secas, sucos naturais, água de coco, isotônicos e água mineral. Não fique sem beber água por muito tempo. O sinal de sede é um alerta para a desidratação", adiciona. 
 
Lanches para o evento: 
 
Sugestão 1:  
 
- Suco de melancia; 
 
- Pão integral com geleia de frutas;  
 
- Ovos mexidos.    
 
Sugestão 2:  
 
- Iogurte desnatado;  
 
- Frutas in natura (banana, morango, abacate); 
 
- Granola ou aveia. 
 
Sugestão 3:  
 
- Panqueca de aveia com banana. Amasse a banana madura em um prato, coloque dois ovos e misture bem. Acrescente 2 colheres de sopa de aveia e mexa até ficar uma massa homogênea. Aqueça uma frigideira e coloque a massa. Espere criar forma e vire para cozinhar do outro lado.
 
- Suco de laranja.
 
Frutas secas e oleaginosas para levar no bloquinho:  
 
- 3 damascos e 3 castanhas do Brasil;
 
- 2 tâmaras e 3 nozes;
 
- 1 colher de sopa rasa de uva passa e 1 colher de sopa de amendoim cru sem sal.

Comentários