Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Crianças na quarentena: possibilidades para a experiência

Pedagoga explica como o momento pode ser proveitoso para os pequenos
Assessoria de Comunicação Por: Juney Freire 21/05/2020 - 13:21 - Atualizado em: 22/05/2020 - 13:22
Elas correm, pulam, cantarolam, gritam, rabiscam, brincam. Se expressam de diferentes formas. A grande dúvida é o que fazer para tornar a experiência da quarentena proveitosa para as crianças, com vivências fora do ambiente doméstico restritas nesse momento por causa do novo coronavírus. É um período delicado, mas, se planejado, pode contribuir para o processo de desenvolvimento dos pequenos.
 
Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia da UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas Rio de Janeiro, Saraa Mól, conversar sobre os acontecimentos atuais pode ser interessante. “É bom contextualizá-las desde a infância, para que assimilem a realidade que as cerca, participando das mudanças nas dinâmicas junto à família ou responsáveis, de acordo com suas condições sociais, emocionais e psicológicas”, orientou.
 
O período também pode ser marcado por vivências em atividades lúdicas, uma vez que essas estimulam os pequenos a reelaborarem suas vivências sociais. Por meio do brincar, as crianças constroem e reconstroem sua relação com o mundo.
 
Nesse sentido, é válido reservar um momento para brincar com elas, mediando esse processo no âmbito da educação não formal. Já quando falamos em escola, trata-se de um processo de mediação específico, relacionado à educação formal.
 

Comentários