Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Conheça três áreas promissoras da psicologia

Rebeca Ângelis Por: 17/01/2022 - 11:28 - Atualizado em: 25/01/2022 - 11:31
Umas das profissões que mais tem se mostrado promissoras é a da psicologia.
Principalmente diante da pandemia, aspectos como o crescimento de doenças emocionais e a evolução de conhecimentos sobre o cérebro humano fazem com que os profissionais dessa área sejam cada vez mais valorizados.
Já sabemos que o Brasil apresenta grandes casos de transtornos psicológicos, como a ansiedade. Assim, a demanda por psicólogos aumenta cada vez mais. Não é só na clínica que isso acontece. Diversas áreas da Psicologia apresentam maior empregabilidade. Separamos 5 áreas dentro dessa profissão para você conhecer, confira!
 
Orientação profissional
Psicólogos têm a possibilidade de atuar com orientação vocacional de jovens e de adultos em diversas fases da vida. Uma das opções possíveis é oferecer o serviço de coach, auxiliando as pessoas a desenvolverem e a conquistarem resultados melhores na sua profissão.
 
Nessa área, o psicólogo  é capacitado para realizar orientações profissionais não somente em escolas com pré-vestibulandos. Esse serviço é voltado a uma demanda frequente em faculdades, quando os jovens se veem diante de escolhas tão importantes para o futuro. Além disso, muitas pessoas que já têm uma profissão solicitam o serviço de reorientação de carreira.
 
Psicologia do idoso
Os idosos podem enfrentar muitos desafios, como a diminuição da independência, a morte de entes queridos, a convivência com doenças crônicas etc. Afinal, essa é uma fase marcada por mudanças físicas e emocionais.
 
A Psicologia do idoso é uma das áreas de maior empregabilidade agora e no futuro. Psicólogos podem atuar com a população idosa tanto na clínica individual quanto em outros contextos de trabalho — como psicoterapia em grupo, intervenções em instituições de saúde ou de lazer para idosos, projetos sociais etc.
 
Neuropsicologia
A Neuropsicologia é uma das alternativas mais modernas entre as atuações do psicólogo. 
Neuropsicólogos podem atuar no diagnóstico e no tratamento de disfunções cerebrais, além de oferecer conhecimentos importantes sobre a influência dos aspectos orgânicos no comportamento humano.
 
Essa área tem relação com os novos conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento cerebral. Assim, profissionais da área conseguem compreender as possibilidades e as limitações de pessoas que têm algum comprometimento neurológico. Essa especialidade tem sido procurada principalmente no caso de crianças e de adolescentes com transtornos de aprendizagem ou de desenvolvimento. A avaliação e a intervenção neuropsicológica, junto ao trabalho de outros profissionais (como psicopedagogos) podem fazer muita diferença na rotina e na aprendizagem dos pacientes.
 

Comentários