Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Como a Terapia Ocupacional auxilia na reabilitação de pacientes?

O principal objetivo é oferecer o máximo de independência e autonomia para que as pessoas desenvolvam atividades cotidianas
Assessoria de Comunicação Por: 04/09/2023 - 17:47

Por: Aline Pinho

Promover a saúde e o bem-estar de pacientes com problemas físicos, sensoriais, sociais e motores para que desenvolvam atividades significativas e cotidianas. Esse é o intuito da Terapia Ocupacional, uma área da saúde regulamentada há mais de 50 anos no Brasil e que tem grande impacto na qualidade de vida das pessoas.

O terapeuta ocupacional, também chamado de T.O, tem como principal objetivo possibilitar o máximo de autonomia e independência das pessoas que, por situações específicas, doenças ou trauma, apresentam dificuldades para cumprir tarefas rotineiras. Com o uso terapêutico de atividades do dia a dia, os profissionais auxiliam na realização de movimentos em diversos ambientes, como casa, escola, local de trabalho, entre outros.

A professora do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Guarulhos (UNG), Sabrina Slivinskis, ressalta que a atividade desenvolvida pelo terapeuta permite acolher as limitações da pessoa e ampliar possibilidades. “Os atendimentos visam à habilitação, reabilitação e promoção da saúde e do bem-estar em pacientes com necessidades relacionadas ou não à incapacidade. Tais serviços incluem a aquisição e preservação da identidade ocupacional para aqueles que têm ou não o risco de desenvolver uma enfermidade, lesão, doença, desordem, problema, deficiência, incapacidade, limitação de atividade ou restrição na participação”, explica.

Ainda de acordo com Sabrina, a especialidade, com vasta área de atuação, atende desde bebês até idosos. “Os profissionais tendem a melhorar o processo de hospitalização de pacientes internados; promover a reabilitação de pessoas que tenham sofrido acidentes de trabalho; reabilitar a níveis funcional e cognitivo as pessoas com deficiências e transtornos mentais; estimular idosos e desenvolver crianças com déficit cognitivo, motor e de aprendizagem, entre outros casos".

A UNG atualizou seu portfólio de cursos e passou a ofertar Terapia Ocupacional na unidade Centro. Interessados em obter informações sobre a graduação podem entrar em contato por meio do telefone (11) 2464 2727.

Comentários