Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Responsabilidade Social


Como a automedicação pode agravar o quadro de dengue?

Medicamentos que aumentam a possibilidade de hemorragias devem ser evitados
Assessoria de Comunicação Por: 19/02/2024 - 13:38
Por Cristiane Pappi
 
Segundo dados do Ministério da Saúde, ao todo, já existem mais de 500 mil casos de dengue no Brasil, neste ano, com aproximadamente 100 óbitos e 350 a serem confirmados. Essa alta no registro da doença e o hábito de automedicação dos brasileiros redobrou a preocupação das autoridades de saúde. Isso porque nem todos os medicamentos são recomendados para amenizar os sintomas, informa o professor e coordenador do curso de Farmácia da Universidade Guarulhos (UNG), Anderson Carniel.
 
Devido a gravidade da doença, é recomendado procurar imediatamente um médico para casos de febre acima de 39º, dor atrás dos olhos e mal-estar no corpo. “Sabemos que os remédios são uma forma de aliviar a indisposição. Porém, a automedicação pode agravar o quadro, provocando risco à vida”, alerta o professor. 
 
A dengue ataca principalmente as plaquetas, células responsáveis pela coagulação do sangue. Por isso, o uso de fármacos à base de ácido acetilsalicílico, com corticóides e os anti-inflamatórios são proibidos, pois podem aumentar a possibilidade de sangramento e hemorragia nos pacientes. “Quando o uso de medicamento for indispensável, o indicado é utilizar analgésicos como paracetamol ou dipirona, assim como beber bastante água para manter a hidratação e monitorar a febre", recomenda Carniel.

Comentários