Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Responsabilidade Social


Aproveite o Dia do Consumidor sem comprometer as finanças

Dicas de economista ajudam a evitar exageros durante as compras
Assessoria de Comunicação Por: 14/03/2024 - 16:56
Por Cristiane Pappi
 
Depois de passar dois meses pagando dívidas típicas de início de ano, chegou a hora dos brasileiros pegarem sua lista de desejos e aproveitarem os descontos e as promoções que o varejo oferece no Dia do Consumidor, comemorado nesta sexta-feira (15). A data virou praticamente a Black Friday do primeiro trimestre, antecipando datas comemorativas de grande impacto em vendas, como Dia das Mães e Natal.
 
De acordo com Odair Gomes Salles, economista e professor do curso de Administração da Universidade Guarulhos (UNG), o brasileiro possui um forte apelo emocional a datas comemorativas e ofertas de produtos e serviços. Por isso, as estratégias deste período costumam ter uma boa aderência pelo público. Então, como ir às compras sem prejudicar as finanças?
 
O economista aconselha o consumidor a refletir sobre suas decisões antes de adquirir os itens de interesse. “É crucial que o cliente avalie cuidadosamente suas finanças antes de sair gastando. É preciso fazer uma análise realista do seu orçamento, considerando não apenas os gastos fixos, mas também os extras que podem surgir com as promoções”, orienta.
 
Entre as dicas essenciais para não exagerar, Salles sugere definir um limite de gastos para aproveitar o momento de promoções; fazer uma lista do que é imprescindível comprar, sempre priorizando a necessidade e não os desejos; e manter uma planilha de gastos atualizada, os separando entre categorias básicas, controláveis e supérfluas. Esses hábitos ajudam a identificar como economizar e evitar gastos desnecessários.
 

Comentários