Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


4 apps para organizar seus estudos em 2022

Se seu objetivo é começar o ano com planejamento e sucesso, não deixe de conferir nossa lista!
Rebeca Ângelis Por: 03/01/2022 - 09:02 - Atualizado em: 25/01/2022 - 12:00
Concentração, compromisso, disciplina e organização para conseguir dar conta dos estudos não podem faltar em seu início de 2022. E é aí que muitas pessoas podem se perder. Afinal, são diversas matérias, conteúdos, exercícios e leituras que demandam atenção e não podem ser esquecidos. 
 
Para facilitar a vida dos estudantes, existem  plataformas essenciais que prometem organizar e tornar o dia a dia mais produtivo e motivador. Pensando nisso, separamos quatro delas que podem te ajudar a se organizar. Elas dispõem de lembretes com notificações, cronômetro de horário de estudos ou até registro do conteúdo estudado. 
 
Como algumas ferramentas são bem parecidas, é importante testá-las e entender qual funciona melhor para você. Confira!
 
7waves
A plataforma permite que os usuários criem listas de objetivos. Auxilia a definir — e cumprir — metas. Com ela, é fácil criar metas para cada disciplina de estudos ou até tarefas diárias a serem cumpridas de maneira planejada. 
 
Atenção! O 7 waves não é um meio para estudar pelo smartphone, mas sim um jeito prático de colocar ordem nas diversas tarefas.  Por exemplo: o seu desejo é ler algum livro que o professor da faculdade pediu? Ao inserir essa opção, o app possibilita criar uma escala de 0 a 10, mostrando o quanto esse objetivo é importante, o nível de dificuldade dele e o quanto falta para alcançá-lo.
 
Também é possível especificar data, quais tipos de recursos vai precisar para alcançar a meta, o tempo necessário e se deseja receber notificações. De maneira bem intuitiva, é possível usar o app para cumprir as obrigações da faculdade e organizar a rotina acadêmica.
 
Evernote
Na versão gratuita e outra paga, a plataforma permite adicionar textos, imagens, áudios, PDFs e documentos, dando acesso a tudo de maneira rápida e organizada. Quando você digita alguma palavra-chave que o material contém, o app gera resultados facilitando a busca de conteúdo.
 
O Evernote também tem a opção de conectar com outros aplicativos que você já usa, como Gmail, Google Drive, Outlook, Microsoft Teams, entre outros. Se você recebeu algum e-mail importante de um professor e não quer perdê-lo, você pode enviá-lo para o Evernote.
A ferramenta é bem intuitiva. Se você é do tipo que faz muitas anotações, salvar muitos arquivos para estudo, ela é uma boa opção para te ajudar a ter todos os materiais num lugar só.
 
Trello
Bastante utilizado no meio corporativo para gerenciar projetos, o Trello também  pode ser uma ótima ferramenta para se manter organizado e a par do que está rolando na faculdade.
Se você é do tipo que mantém várias atividades ao mesmo tempo, como trabalhos em grupo, curso de inglês e atuação na atlética, o Trello ajuda a manter todas as tarefas à vista (permitindo que você as mova conforme for executando cada uma delas).
 
O aplicativo é um simulacro do Kanban, metodologia japonesa que utiliza cartões para indicar o andamento de projetos. Se nunca usou o Trello, existem vários vídeos no YouTube com dicas que também auxiliam em como utilizá-lo.
 
Forest
O aplicativo Forest é um excelente ajudante em driblar os inimigos do foco.
Fazer aulas 100% online é uma prova de resistência contra distrações. Afinal, sua casa é diferente de uma sala de aula, cujo ambiente é propício aos estudos.
Inspirado na técnica Pomodoro, que consiste em dividir as tarefas em períodos de 25 minutos, o app estimula que o usuário se concentre em uma atividade por um tempo determinado por ele mesmo.
 
O app bloqueia o celular durante o período e uma árvore vai crescendo para mostrar seu progresso. Caso use o celular durante os minutos destinados para os estudos ou qualquer outra atividade, a árvore morre. É uma ferramenta bastante divertida para ajudar a manter a atenção e as atividades em dia.
 

Comentários