Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Opinião


Gestão de Pessoas e o mundo empresarial

Jânyo Diniz - presidente do grupo Ser Educacional
Assessoria de Comunicação Por: 06/10/2022 - 09:28
No mundo empresarial, um dos maiores desafios enfrentados é o de gerir pessoas. Primeiro, que não é tarefa fácil lidar com as emoções e posições de inúmeros indivíduos, que agem e pensam de forma diferente. Segundo, o ser humano é naturalmente mutável e volátil. Com apenas esses dois fatores, temos em mãos características que impactam diretamente a gestão de pessoas.  
 
Nesta área, importante para o que chamamos de recursos humanos, temos que saber tratar das emoções, obviamente. Entretanto, para além disso, é necessário falarmos de conhecimento. Neste ponto, a formação continuada de colaboradores dentro das empresas, bem como a oportunidade de crescimento, são fatores essenciais.  
 
Se, porventura, é possível observar questões como as características individuais, que possam ser bem aproveitadas dentro do universo de determinada empresa, é preciso também oportunizar o aprendizado. Ao criar, dentro do negócio, um caminho que possibilite esse crescimento, pode-se extrair ao máximo o potencial de determinada pessoa. Assim, ambos os lados saem ganhando. Empregado e empregador.  
 
Essencialmente, a gestão de pessoas é isso: conseguir estabelecer uma relação que proporcione desenvolvimento e o alinhamento de interesses para todos os atores evolvidos. Ciente disso, o próximo passo seria manter a motivação e a criatividade dentro da corporação.  
 
A gestão de pessoas tem passado por grandes transformações nos últimos anos, principalmente pelas instabilidades financeiras e pelo avanço do uso da tecnologia no mercado.  As necessidades e o perfil dos consumidores mudaram. Cada vez mais exigentes, eles fizeram com que as empresas precisassem produzir mais com qualidade e mais barato. 
 
Enquanto gestor, seguindo essa linha de raciocínio, é preciso pensar também em inovação. Para isso, necessitamos essencialmente de uma boa equipe. Se cercar de um grupo engajado no dia a dia das atividades, para extrair deles ideias que façam alavancar o negócio. É um fluxo que funciona como uma verdadeira engrenagem, que precisa estar alinhada para que funcione. Poder contar com times motivados e eficientes tornou-se primordial. 
 
Por fim, embora não seja suficiente para que o assunto se dê por encerrado, haja vista a complexidade e diversidade do tema, falar de Gestão de Pessoas é tratar do ouvir, desenvolver e alinhar interesses empresariais e pessoais.  
 
Claramente, saber escutar é tão importante e corriqueiro nesse universo que pode se tornar banal. Mas, não o é. É fator preponderante. Se selecionar para uma vaga, motivar o colaborador, fornecer oportunidade de crescimento, e não ouvir, não se aprendo. Aprender, é assim um verbo que se encaixa perfeitamente para traduzir o que significa o tema em questão. 
 
Muito além de desenvolver e colaborar para o crescimento da empresa e do negócio, todo o processo de gestão de pessoas deve ser conduzido para estimular o colaborador a crescer, pessoal e profissionalmente, capacitando-o, mantendo-o motivado e desenvolvendo novos líderes. 

Comentários