Disciplina, foco e muita determinação devem ser a base de todo estudante. Muitas vezes, ser um estudante não é algo simples, mas é desse desempenho contínuo que o conhecimento surge e forma cidadãos e grandes profissionais. Neste domingo (11), o Dia do Estudante é comemorado no Brasil. Você sabe por quê? A gente te explica!
Por trás da história
Foi lá em agosto de 1827, nesse mesmo dia 11, que o estudante ganhou uma data com seu devido reconhecimento. Tudo isso só foi possível devido aos dois primeiros cursos de ciências sociais e ciências jurídicas que surgiram aqui no Brasil, fundados por D. Pedro I.
Esses cursos foram realizados em São Paulo e Olinda (mais tarde em foi transferido para Recife). Em São Paulo o curso era realizado no Convento São Francisco, com as primeiras turmas compostas por 40 alunos. Em Olinda, o curso foi fundado no Mosteiro de São Bento.
Cem anos depois dessa criação do curso de direito, Celso Gand Ley- um dos participantes das comemorações do centenário de criação dos cursos de ciências jurídicas e sociais no Brasil- deu a ideia de fazer o dia 11 de agosto uma data comemorativa para homenagear todos os estudantes.
Conhecimento muda o mundo
Ao passar dos anos, o número de estudantes vem crescendo no país, jovens, adultos e até idosos. É o que afirma uma pesquisa, do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019, apontando que o número de jovens de 15 a 17 anos cursando o ensino médio aumentou de 61% em 2012 para 68,7% em 2018. Esse avanço torna-se de extrema importância para mudar o mundo. “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, já dizia o memorável e eterno Nelson Mandela.
A UNIVERITAS/UNG se orgulha em fazer parte da Educação para seus estudantes!
Comentários