Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


UNG tem três cientistas na lista dos mais influentes do mundo

Os pesquisadores aparecem no ranking da Universidade de Stanford pelo terceiro ano consecutivo
Assessoria de Comunicação Por: 27/10/2022 - 12:56
por Aline Pinho
 
Três pesquisadores da Universidade Guarulhos (UNG) estão na lista dos cientistas mais influentes do mundo, segundo estudo elaborado pela Universidade de Stanford (EUA) e publicado na revista científica PLOS Biology, da editora Elsevier. Este é o terceiro ano consecutivo em que os professores aparecem no top 2% dos mais influentes pelo impacto e relevância de seus trabalhos científicos.
 
O ranking, feito a partir da base de dados Scopus, é referente a 2022, com informações atualizadas para o ano de citações 2021. A lista inclui o professor e doutor em Ciências Josué de Moraes, docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, pelas pesquisas na área de Doenças Infecciosas e Parasitárias, e os docentes do Programa de Pós-graduação em Odontologia, Magda Feres e Jamil A. Shibli, doutores nas áreas de Periodontia e Implantodontia. Ainda na Odontologia, outros três professores também foram citados no levantamento em anos anteriores: Luciene Figueiredo, Marcelo Faveri e Poliana Duarte.
 
Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Extensão da UNG, Márcio Magera Conceição, a permanência no ranking comprova o impacto significativo das produções científicas dos docentes no cenário mundial. “O importante reconhecimento mostra, mais uma vez, o quanto nossa excelência científica contribui para o avanço do conhecimento no mundo e como a pesquisa de alto impacto produzida na UNG faz a diferença para outros cientistas. Essa é a terceira vez consecutiva que os professores são classificados no ranking internacional e, para nós, é motivo de muito orgulho”, ressaltou.
 
Com mais de 100 artigos publicados, o professor Dr. Josué de Moraes comenta sobre a permanência no ranking internacional. “É uma grande vitória para todos nós. A constante busca em produzir conhecimento científico tem contribuído de forma significativa para o avanço da ciência. A permanência neste seleto grupo de cientistas mostra o quanto estamos no caminho certo” destaca o pesquisador, que coordena o Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas (NPDN) da UNG.
 
Maior impacto na Carreira
 
Além dos cientistas mais citados ao longo de 2021, o ranking inclui também a lista de pesquisadores com maior impacto (correspondente ao maior número de citações) ao longo da carreira. Nesta, a UNG também está representada pelos três professores.
 
Excelência na Odontologia e no Tratamento Periodontal
 
O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UNG (Mestrado e Doutorado) é o único do Brasil em uma Universidade privada com nota 6 de excelência pelo MEC/CAPES. Em 2020 e 2021, a UNG ficou entre as 100 melhores do mundo no Ranking de Shangai, na categoria pesquisa científica em “Dentistry & Oral Sciences”, devido ao impacto desse Programa.  
 
Descoberta na ciência - Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas (NPDN)
 
O NPDN da UNG é destaque no cenário científico mundial. O Núcleo dispõe de uma ampla e moderna infraestrutura e tem trabalhado em parceria com renomados pesquisadores nacionais e internacionais. Uma das linhas de estudos do Núcleo visa aproveitar os medicamentos usados para outras patologias e verificar se existe eficácia contra doenças parasitárias. Além disso, o grupo atua na prospecção biológica da flora brasileira para a identificação e seleção de compostos com atividade antiparasitária.

Comentários