A UNG Universidade reuniu estudantes e profissionais que atuam na área do Direito, durante o Congresso Brasileiro de Processo e Constituição, que aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro. O evento trouxe como tema “O estado constitucional e o novo Código de Processo Civil: Desafios e Inovações”.
A cerimônia de abertura aconteceu na noite do dia 17, com o pronunciamento do Diretor presidente do Grupo Ser Educacional, Jânyo Diniz. A programação seguiu com a homenagem ao Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Paulo Dimas Bascaretti, que na ocasião recebeu a Comenda Tobias Barreto e palestra com o tema “A Independência da Magistratura diante das Influências Externas: Avanços e Recuos, ministrada pelo Ministro João Otávio de Noronha”.
No dia seguinte, os congressistas participaram de diversas atividades como mesas redondas e conferências com especialistas renomados do cenário local e nacional como: o desembargador Manoel de Queiróz Pereira Calças; o Corregedor Geral da Justiça do Estado de São Paulo; Rogério Schietti Machado Cruz, Ministro do Superior Tribunal de Justiça e Luiz Alberto Gurgel de Faria, Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Participaram também os seguintes profissionais: Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, Ministro do STJ, que ministrou palestra sobre “Audiência de Conciliação e Mediação no novo Código de Processo Civil (CPC); Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, Ministro do STJ, responsável por ministrar palestra sobre “Demandas Repetitivas”; Ricardo Villas Bôas Cueva, Ministro do STJ, que na ocasião apresentou as discussões sobre a “Negociação Processual no novo CPC”; Paulo Dias de Moura Ribeiro, Ministro do STJ e o Coordenador do curso de Direito da UNG, que encerrou o congresso com a discussão sobre “Os Direitos da Personalidade no novo CPC.
“O Congresso trouxe aos acadêmicos de direito, aos professores e também à comunidade externa, a possibilidade de discussão de temas sociais que interferem no nosso cotidiano e que muitas vezes não são abordados com tanta clareza e riqueza de detalhes como foi feito pelos congressistas que eram Ministros do Superior Tribunal de Justiça e Tribunal de Justiça de São Paulo”, declarou a professora Luciana Aparecida Guimarães, coordenadora do Curso de Direito da UNG Universidade.
Ela ainda pontua que “a Universidade recebeu personalidades e pensadores do Direito que muitos contribuíram para o crescimento profissional de todos que puderam estar presentes elevando o nome da Instituição e demonstrando a importância do Curso no Município já que pode abrigar um evento desta magnitude. Com certeza as expectativas dos que se inscreveram foi superada pelas brilhantes exposições e discussões efetuadas”, finaliza.
Comentários