Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Qual o momento ideal para começar a estudar e fazer a prova da OAB?

O sonho de muitos estudantes de direito é enveredar na advocacia, mas é preciso traçar alguns passos. Confira tudo aqui!
Por: 11/08/2022 - 12:22
A advocacia é uma carreira que muitos estudantes de Direito buscam alcançar. Crédito: Pixabay

Escrito por Rachel Andrade

Atualmente existem cerca de 1,2 milhão de advogados atuando no Brasil, de acordo com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), órgão responsável pelo registro de todos os magistrados no país. Levando em consideração que todos os anos são contabilizados mais de 800 mil estudantes de direito nas universidades brasileiras, a vontade de seguir na carreira da advocacia é uma constante.

No entanto, como bem se sabe, não basta ser bacharel em Direito para se tornar advogado. É preciso realizar o Exame de Ordem Unificado (EOU), realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O certame consiste em duas fases, sendo a primeira uma prova objetiva com 80 questões, onde o candidato deve acertar no mínimo 40 para ser aprovado para a segunda fase. Nesta, o participante deve redigir uma peça prático-profissional na sua área de escolha, além de quatro questões discursivas. É aprovado no Exame de Ordem o candidato que obtiver no mínimo 6 pontos, e então é possível ter sua carteirinha da OAB, a famosa “vermelhinha”.

E qual o momento ideal para se preparar para o Exame de Ordem?

Segundo os editais do EOU, existem alguns critérios específicos para que alguém possa se inscrever no certame. O exame é realizado, geralmente, por bacharéis já formados, ou aqueles a quem falta apenas colar grau. Também é permitida a inscrição aos estudantes de Direito que comprovem estar devidamente matriculados nos últimos dois semestres ou no último ano do curso de graduação em Direito até o segundo semestre do ano vigente. Ou seja, como é possível prestar o exame ainda na graduação, a preparação pode começar no próprio ambiente acadêmico, com os estudos das disciplinas.

Prepare-se o quanto antes

Mas se você prefere esperar para fazer a prova depois da graduação, é fundamental se planejar para que o cronograma de estudos seja cumprido com disciplina e afinco. Muitos professores recomendam que a preparação comece pelo menos seis meses antes da prova. Por exemplo, se você pretende prestar o exame em fevereiro de 2023, os estudos já devem começar agora em agosto. O cronograma é importante para que você não fique esgotado com tanto estudo, e assim possa lograr êxito nas provas logo de primeira.

Onde estudar com qualidade

Agora que você entende melhor sobre o Exame de Ordem e a importância da preparação nos estudos, confira aqui alguns cursos preparatórios que você pode fazer para te ajudar a melhor absorver os conteúdos. Além disso, a graduação de qualidade você encontra aqui na UNIVERITAS, com os melhores professores, que vão te ajudar a ser um profissional pronto para o mercado de trabalho.

Bons estudos!

Comentários