Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Quais qualidades da universidade é preciso observar na hora da escolha do curso superior?

Conhecer a matriz curricular do curso pretendido facilita na decisão.
Por: 25/07/2022 - 09:09
Conhecer a matriz curricular do curso pretendido facilita na decisão. Crédito: Freepik

Escrito por Suellen Fernandes

Fazer um curso superior é um investimento de alguns anos na vida de uma pessoa, com um retorno a longo prazo. São, pelo menos, seis semestres dedicando-se a um estudo que terá impacto para o resto da vida.

Essa escolha não diz respeito apenas à qual o melhor curso a se fazer, mas também leva em consideração outras características. A qualidade da instituição de ensino e o preparo que ela fornece para o mercado de trabalho são fatores relevantes.  

Para te ajudar a identificar quais as características de uma graduação de qualidade, continue por aqui para saber.  

Enade

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), avalia a graduação na aplicação de uma prova. Estudantes no último ano do curso passam por teste de conhecimentos e competências. E é por meio dessa avaliação que o MEC reconhece a qualidade do ensino da instituição. Uma nota entre um para o nível mais deficiente, e cinco para a melhor avaliação é aplicada ao curso.

Instalações

Embora as notas do Enade avaliem os conhecimentos técnicos dos estudantes, um fator a ser observado se refere às instalações da unidade de ensino. Além de participar de aulas teóricas, as práticas são essenciais para cursos como os de saúde, por exemplo. Equipamentos que facilitem o aprendizado e o manuseio precisam estar ao alcance de docentes e estudantes para o efetivo aprendizado técnico. Conheça os nossos laboratórios e salas de aula.

Corpo Docente

É importante ter professores e mestres capacitados para guiar estudantes no ensino das disciplinas. Além da formação especializada e capacitada, é bastante significativo aprender com quem tem uma visão teórica aliada à prática do mercado. Você concorda? 

Preparação para o mercado

Ter uma formação que seja atualizada com o mercado e o mundo, além de ter um acesso facilitado a um curso é um ponto a se valorizar na escolha da graduação e da universidade.

O estudo pode ser realizado no formato digital. Também é acessível encontrar unidades físicas de universidades em várias regiões do país. Elas são relevantes para o suporte ao aluno que deseja fazer a graduação em uma instituição de ponta presente em diferentes lugares.

Conhecer a matriz curricular do curso pretendido facilita na decisão.  Se você está em dúvida sobre qual a melhor escolha para você, a UNIVERITAS tem uma variedade que facilitará sua escolha e ingresso na formação universitária.

Comentários