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O Mundo VUCA

Janguiê Diniz - Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo
Assessoria de Comunicação Por: 27/07/2021 - 12:00 - Atualizado em: 27/07/2021 - 12:00
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman desenvolveu o conceito da “modernidade líquida”, que, segundo ele, caracteriza uma realidade em que instituições, ideias e relações humanas mudam de maneira muito rápida e imprevisível. Esse conceito se assemelha a um outro, que surgiu nos anos 1990 pós-Guerra Fria: o do Mundo VUCA. A sigla “VUCA” significa, na tradução do inglês: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Uma realidade que se apresenta nos dias atuais em várias instâncias da vida, como o mercado de trabalho. Cabe às empresas entender esse contexto e saber lidar com ele, com vistas a garantir sustentabilidade e relevância do negócio.
 
A ideia do Mundo VUCA ganhou mais repercussão no ambiente empresarial depois da crise econômica de 2008. É fato que estamos vivendo em uma realidade instável, complexa, cheia de incertezas e ambiguidades – tal qual a modernidade líquida de Bauman. A pandemia do coronavírus foi mais um ponto a corroborar essa ideia: ela nos mostrou que diversos conceitos que defendíamos antes precisam mudar. É do ser humano estar em constante evolução, e isso é positivo. Não seria diferente com carreiras profissionais e empresas. Adaptar-se a essa realidade que se impõe é condição de sobrevivência.
 
O principal ponto entre as ideias do Mundo VUCA e da modernidade líquida talvez seja a volatilidade. Tudo muda muito rápido, a todo instante. Isso vale para nossas vidas pessoais e para o mercado. Neste em particular, essa ideia merece especial atenção, uma vez que acaba requerendo de profissionais, gestores e empresas de um modo geral uma mudança de postura. Se, antes, as companhias estabeleciam o que os clientes deveriam consumir, hoje, essa ideia se inverteu, e é o público que manda na relação de consumo. E essa alteração de paradigma acarreta a volatilidade: as tendências de mercado se alteram de acordo com os desejos da população, influenciados por uma infinidade de fatores. Basta que um novo meme exploda nas redes sociais ou uma celebridade fale sobre determinado produto que irá influenciar de estratégias de marketing a mixes de lojas.
 
E como estar sempre atualizado nesse mundo mutável e líquido? Ora, é preciso, antes de tudo, que as empresas implementem uma verdadeira mudança de mentalidade, desde a alta gestão até os funcionários, em todos os setores. Se a estabilidade não existe mais, pensemos de maneira instável, sempre preparados para o novo. Essa forma de pensar e agir, inclusive, é uma ótima porta para a inovação nos negócios. O estímulo ao pensamento inovador traz benefícios para colaboradores, gestores e as próprias empresas, além, é claro, do público, que acaba por ter melhores produtos e serviços à disposição.
 
Os conceitos de Mundo VUCA e modernidade líquida ajudam a explicar um pouco do que vivemos hoje nas relações interpessoais e comerciais. Se, por um lado, indicam perda da força das ligações, por outro, levantam alertas e abrem oportunidades para empresas e profissionais. Estar atento e aberto às possibilidades de futuro é o que garantirá um “lugar ao sol” nessa competição cada vez mais acirrada.

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