Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Dia Nacional do Livro: obras literárias importantes para toda graduação

Jéssica Ibrahin Por: 29/10/2021 - 10:29
Foto: Pixabay

Como um dia disse Monteiro Lobato, “um país se faz com homens e livros”. Sendo assim, não poderíamos deixar que o Dia Nacional do Livro, comemorado no dia 29 de outubro,  passasse em branco, concorda? Afinal, é através da leitura que conseguimos conhecer novas histórias, acessar novas emoções e até melhorar as nossas habilidades com a língua portuguesa. Por isso, separamos algumas obras super importantes para ler durante a sua formação pessoal e acadêmica. 

 

Continue a leitura para conferir quais são!

 

Memórias póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis

 

 

Assis conta com um vasto acervo de obras literárias super importantes, mas Memória Póstumas de Brás Cubas foi um divisor de águas na carreira do autor. Publicado em 1881, o livro inaugura o realismo no Brasil, contando a história de um personagem que, depois de morto, resolve narrar a sua própria vida.

 

A forma com que a narrativa se desenvolve é completamente diferente de tudo que vinha sendo feito na literatura brasileira até então e, por conta disso, causou estranheza entre os críticos logo quando lançada. Mas hoje, é reconhecida como uma das maiores obras da literatura brasileira. Dom Casmurro e Quincas Borbas são outros importantes livros do autor que valem a pena conferir.  

 

A Hora da Estrela - Clarice Lispector

 

Lispector é considerada uma das maiores escritoras do século XX. Suas obras se destacam por serem repletas de personagens comuns, vivendo situações simples do cotidiano. Entre as suas principais publicações, podemos destacar o romance A Hora da Estrela. 

 

A obra narra a trajetória de uma datilógrafa alagoana, que decide se mudar para o Rio de Janeiro. Toda a história consegue levantar questões filosóficas mantendo o tom dramático e ao mesmo tempo irônico. 

 

Contos de Aprendiz - Carlos Drummond de Andrade 

 

 

Drummond foi considerado um dos mais influentes poetas do século XX. Por mais que as suas obras não se atenham as formas e temáticas de um movimento literário específico, podemos dizer que ele pertenceu a segunda geração do modernismo brasileiro. 

 

Entre as publicações, destacamos Contos de Aprendiz, que consegue, ainda nos tempos atuais, cativar leitores de todas as idades. O livro simboliza o primeiro grande investimento de Drummond em uma obra de ficção e relata a vida dos brasileiros que viviam o cotidiano do interior do país durante o século passado. 

 

Grande Sertão: Veredas - Guimarães Rosa

 

 

Diplomata, novelista, médico e um dos maiores escritores do século XX, Guimarães Rosa sempre se destacou pela inovação na linguagem que eram cheias de falas populares e regionais. O seu talento foi aclamado pelos críticos da época e Guimarães foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 6 de agosto de 1963. 

 

Com ótimos livros publicados fica até difícil escolher um como destaque, mas Grande Sertão: Veredas consegue cumprir bem esse papel. São mais de 600 páginas, sem divisão de capítulos, que reúnem elementos da primeira fase do modernismo e a temática regional da segunda fase do mesmo movimento. Uma obra verdadeiramente única, né?

 

Uni duni tê!

 

E então, já conseguiu escolher qual dessas obras será a sua próxima leitura? Temos certeza que qualquer uma delas vai trazer uma grande contribuição ao seu vocabulário, auxiliar na sua capacidade de interpretar, estimular o seu raciocínio e te ajudar a conhecer mais sobre diversos assuntos. Preparado? Boa leitura!

 

Comentários