Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Como Libras pode te ajudar a se destacar no mercado de trabalho

Além do aprendizado de um novo idioma, o conhecimento da Libras pode abrir mais portas do que se imagina.
Por: 23/09/2022 - 10:35
A Língua Brasileira de Sinais é uma importante fonte de comunicação. Crédito: Pixabay

Escrito por Rachel Andrade

Muitas pessoas podem não saber, mas a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é utilizada por mais de 2 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. A comunicação entre pessoas surdas e não-surdas é fundamental, não apenas pela inclusão social, mas também como uma maneira de expandir o idioma e fortalecer a compreensão entre as pessoas. 

Além disso, a Libras é uma língua difundida no Brasil há 165 anos, e atualmente é ensinada em milhares de escolas e instituições de ensino superior no país. Mas por que é importante saber Libras? Continue a leitura para saber os benefícios que a língua pode trazer!

Aprimorar o currículo

Todos sabemos que saber um segundo idioma sempre traz benefícios na hora de se candidatar a uma vaga. Certamente que o inglês e espanhol são geralmente os mais pedidos, mas muitos candidatos se atêm apenas a isso. Saber Libras pode trazer um diferencial, principalmente no setor de vendas, atendimento presencial, entre outros serviços, e pode garantir que você esteja à frente de outros concorrentes em um processo seletivo.

Expandir a capacidade comunicacional

Quanto mais aprendemos uma coisa, mais fácil é lidar com os obstáculos que podem aparecer na nossa frente, não é? Com o aprendizado de línguas e idiomas não seria diferente. Nessa lógica, à medida que aprendemos novos idiomas, ficamos mais familiarizados com as diferentes formas de se comunicar, e permite que conheçamos novas pessoas. Essa característica é fundamental, principalmente para quem está no começo da carreira, e precisa criar um networking de qualidade.

Estimular a educação

O ensino da Libras nas escolas ainda está dando pequenos passos, e faltam pessoas capacitadas no idioma em diferentes setores da sociedade. Se você aprender o básico da língua, isso já pode ajudar você, além de estimular que outras pessoas queiram aprender também. Dessa forma, o idioma será difundido cada vez mais em todas as camadas da sociedade.

Ainda há muitos caminhos para serem percorridos, e a Libras pode ser um deles para você! Quer saber mais sobre como aprender a língua no seu curso de graduação? Saiba mais aqui.

Comentários