
Ser empreendedor segundo o SEBRAE, é ser aquela pessoa que “inicia algo novo, que vê o que ninguém vê”, ou seja, é quem consegue antever nichos de mercado promissores, cria soluções criativas e consegue propor novas soluções para velhos problemas. Porém nada disso é eficaz se não passa de ideias. Muitas ideiais boas, morrem na praia porque jamais sairam do papel. Por isso, a ação é fundamental na hora de colocar em prática uma ideia inovadora.
Mas o que seria uma ideia inovadora?
Segundo o administrador de empresas e mestre em Administração, Thiago Neves, uma ideia inovadora é aquela que traz uma resposta a uma demanda não atendida ou que cria uma demanda ainda não despertada. “Ideias são apenas pensamentos e suposições que podem nascer e morrer sem que sejam necessariamente postas em prática” alerta.
Para colocar tudo em prática é preciso muito planejamento e organização. “Planejar é indispensável e existem ferramentas que ajudam ao empreendedor a projetar seu negócio. O plano de negócios, é uma ferramenta que permitirá ao empreendedor traçar e arquitetar todo o processo para que seu negócio funcione, aumentando consideravelmente sua chance de sucesso” diz.
Planeje-se
Metade dos negócios e empresas recém criados fecha ou declara falência depois de cinco anos em atividade, segundo dados do IBGE de 2014. Vários podem ser os fatores que levam empresas a fechar, seja pelo seu ramo de atuação ou pelo porte da empresa (pequena, média ou grande) por exemplo, mas o estudo apontou que as que fecharam eram aquelas que possuíam menos de 10 funcionários em seu quadro de recursos humanos, o que mostra que além de um plano de negócios estruturado, é preciso que o empreendedor, aposte em talentos que agreguem ao seu negócio.
Para driblar as dificuldades iniciais, é preciso ser criativo. “Atualmente o mercado tem sofrido intensas transformações e elas exigem que as organizações se adaptem para que consigam sobreviver nesse ambiente de dinâmico. O empreendedorismo e a inovação podem ser vistos como exigências para que as organizações se moldem às demandas atuais de produção e consumo” comenta.
Use a criatividade ao seu favor

Yan diz que a Griô pretende alcançar um público que durante muito tempo tem sido negligenciado no mundo da moda. “É um nicho de mercado que tem uma crescente demanda de resgate e valorização da identidade negra, por isso quis trabalhar com esse público ao qual eu também faço parte” revela.
Mas além da escolha assertiva sobre o público que queria atender, ele fala sobre a importância do planejamento e do plano de negócios. “Fiz um plano de negócios que foi fundamental para eu trilhar esse percurso, pois ele me deu um norte sobre o público alvo, quanto de investimento eu iria precisar, as etapas que eu deveria percorrer para conseguir alcançar meus objetivos”.
Desafios
No entanto nem tudo são flores, e consciente disso, Yan alerta para as maiores dificuldades encontradas por ele para abrir seu negócio. “A maior dificuldade além do dinheiro, é a falta de conhecimento na área administrativa, isso de gerenciamento financeiro é uma barreira muito grande e leva a maioria dos empreendimentos a fechar em menos de um ano” alerta. Além disso pelo seu modelo de negócio, ele sentiu a necessidade de ter um espaço físico, daí nasceu o Afrobox. “O Afrobox é um espaço colaborativo, em que pequenos empresários dividem uma loja. Ter um espaço físico é uma das grandes barreiras enfrentadas pelos novos empreendimentos atualmente, por isso quis criar uma ponte entre os produtos e clientes”.
Portanto, não basta ter uma boa ideia, é preciso ir além, tirá-la do papel, buscar boas parcerias, planejar e preparar um plano de negócios realizável. O SEBRAE traz uma ótima assessoria para quem deseja começar seu próprio negócio, pois uma das motivações dos novos empreendedores é justamente a independência. “Sempre acreditei que trabalhar para mim era o verdadeiro caminho para eu conquistar meus sonhos. A sensação da liberdade, é o que traz os jovens para querer empreender e ser donos do seu próprio negócio” confessa.
E você? tem uma ótima ideia de negócio? Comenta aqui!
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