Por Elen Soares.
A Universidade UNIVERITAS, por meio do curso de Ciência da Computação, desenvolveu um aplicativo para auxiliar a vacinação contra Covid-19. O projeto é composto por uma equipe de programadores, coordenada pelo aluno Felipe Laus, e gerenciada pelo diretor da Instituição e professor, Fábio Codo.
De acordo com o diretor da Universidade, o projeto Vacina Itaqua surgiu da necessidade de atender de uma forma melhor as pessoas que, notadamente, se deslocavam a pé até o "DriveThru Univeritas" para vacinarem-se. “A ideia é aprimorar ainda mais o processo de imunização que já conta com nossa infraestrutura e know how em eventos externos”, explica Fábio.
O aplicativo foi desenvolvido após aprovação da Prefeitura e disponibilizado na internet. Por meio da tecnologia multiplataforma, o usuário informa seus dados e, após o cadastro, são disponibilizadas vagas de acordo com o protocolo de vacinação deliberado pela Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba.
Atendendo às expectativas de promover o distanciamento social e orquestrar as demandas das unidades de saúde de acordo com o volume populacional dos bairros, desde sua primeira utilização, no dia 07 de abril, o aplicativo já alcança as marcas de 8000 pessoas cadastradas, 13.000 vagas ofertadas e 8.000 vagas agendadas. Uma média de 350.000 solicitações de acesso no mês de abril.
O projeto também contempla um relatório estatístico da volumetria dos dados semanais de doses aplicadas.
Comentários