Acesse:

terça-feira, 4 de março de 2008

Anseios e histórias marcam o retorno das aulas da Uati-UnG

Início do 3.º ano letivo do programa traz como novidade os módulos de escolha livre. Turmas de Itaquá também já estão em atividade
Portal UnG (04/03/2008) – Na tarde desta segunda-feira (03), mais de 300 alunos, entre calouros e veteranos, iniciaram as atividades de mais um ano letivo da Universidade Aberta da Terceira Idade (Uati) da UnG. Fato corriqueiro para o começo de semestre, não fosse pelas histórias de vida e anseios de cada um dos senhores e senhoras que integram esse programa social da Instituição.

As rugas e os cabelos brancos denunciam as experiências de vida, as quais, muito provavelmente, se tornariam temas de obras literárias se viessem à tona. Exagero? Pergunte ao veterano Luiz Cavalhieri. Aos 77 anos, o guarulhense se dedica intensamente a inúmeras atividades. Entre elas, a pelada semanal com os amigos setentões e as aulas de informática da Uati-UnG, cujo conteúdo será utilizado para um propósito audacioso: a produção de um livro sobre sua vida. “Tenho muitas histórias para contar. Até agora, só as que lembrei, já somam 38”, afirma o estudante. “Aprender a lidar com a tecnologia de um computador é fundamental para que eu possa alcançar esse objetivo”, complementa.

Com meta não tão auspiciosa, mas não menos importante, a aposentada Lurdes Brito, de 65 anos, é um dos 70 calouros que ingressaram no terceiro ano da Uati-UnG. Casada, mãe de três filhos e avó de três netos, ela terminou o ensino médio há poucos meses e viu na universidade um espaço de realização de sonhos. “Acho que vou me dar bem”, acredita. “Estou ansiosa pelas aulas. Tenho certeza de que somarão muito para a minha qualidade de vida.”

Lurdes optou pelas aulas de informática e português. Luiz, apenas pelas de informática. Diferentemente dos anos anteriores, a mudança em algumas das diretrizes do programa – inicialmente apenas na Unidade Guarulhos-Centro –possibilitou ao aluno a escolha dos módulos que deseja cursar. Ao todo, são oferecidas 28 disciplinas diferentes, com aulas de segunda a sexta-feira, entre elas informática, inglês, espanhol, sociologia brasileira, atividades físicas, dança de salão e, como surpresa de boas-vindas, sessões de hidroginástica, que serão realizadas no Clube Recreativo, ao lado da Unidade Guarulhos-Centro. “Essas mudanças dão liberdade de escolha aos alunos. Isso é importantíssimo”, ressaltou o vice-reitor de Cultura e Integração Comunitária da UnG, prof. Nelson Figueiredo Filho, que tem uma pretensão: “Queremos alcançar a marca de 2 mil alunos”.

Além dele, os estudantes da Uati-UnG ouviram os novos e antigos professores da iniciativa dar suas boas-vindas e assistiram a uma palestra sobre motivação.
Nesta terça-feira, foi a vez de os alunos da Uati-UnG de Itaquaquecetuba iniciarem seu ano letivo.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar