Acesse:

segunda-feira, 15 de maio de 2006

Participação da UnG na Ação Comunitária rende atendimento a centenas de pessoas

Aulas, assim como as demais atividades escolares e administrativas estão suspensas na data de hoje a partir das 17 horas, retornando a Universidade às suas atividades normais no dia de amanhã, 16 de maio de 2006.
A aposentada Maria Paulina, 66, chegou cedo para realizar exames de fala e audição no núcleo de Fonoaudiologia montado pela UnG. Após cinco minutos de espera, já saiu com o resultado na mão. “Tenho um probleminha de inflamação na garganta e estou aos poucos perdendo minha audição”, lamentou. “Mas isso é em decorrência da idade.”
Dona Maria é apenas uma das milhares de pessoas que foram beneficiadas pelos mais de 40 atendimentos gratuitos oferecidos na Ação Comunitária, projeto desenvolvido pelo Sesi/ (Serviço Social da Indústria) regional Guarulhos em parceria com a iniciativa privada, poder público, clubes de serviços, escolas, universidades, organizações não-governamentais e voluntários.
A iniciativa, realizada das 9h às 17h do último sábado, 13, contou com a participação de cinco cursos da área de saúde da UnG.
Alunos e professores da Odontologia realizaram atendimento preventivo, o mesmo serviço oferecido pela equipe de Nutrição, que deu dicas de como montar um cardápio saudável.
Ao mesmo tempo em que alguns alunos do curso de Educação Física monitoravam atividades recreativas no imenso espaço do Sesi, outros promoviam avaliação física em uma sala reservada. Altura, peso, medidas. Tudo era analisado. Quem participou, aprovou. “Mesmo com 74 anos faço minha corrida todos os dias. Precisava saber se estou em forma e se posso continuar com essa prática”, disse o também aposentado João da Silva, que saiu satisfeito com o resultado. “Está tudo em ordem. Tenho saúde de jovem.”
O curso de Fisioterapia aproveitou o evento para orientar fumantes através do Prevfumo, programa colocado em prática este ano pela graduação. Os fumantes que faziam a avaliação individual eram orientados quanto ao efeito nocivo do cigarro e encaminhados para uma avaliação pulmonar, realizada na própria Ação, e para a Clínica de Fisioterapia, que ajudará a pessoa a deixar de fumar. “Nós procuramos mostrar os graves problemas de saúde que podem ser desencadeados em decorrência do tabaco”, explicou o fisioterapeuta Everton Luiz dos Santos, um dos responsáveis pelo Prevfumo. “Essa ação tem gerado conscientização nas pessoas.”
Cleusa Maria, de 66 anos, fuma desde os 15, mas nunca teve coragem e vontade de parar. Agora, após a orientação que recebeu no Sesi, diz que fará de tudo para deixar o vício. “Há tempos eu sei os malefícios do cigarro, mas nunca pensei em parar de fumar. Hoje, no entanto, tornou-se questão de sobrevivência.”
O espaço reservado para o atendimento de Fonoaudiologia foi um dos mais procurados pela comunidade. Segundo a diretora do curso, Profa. Eliana De Martino, há um motivo para isso. “As pessoas gostam muito quando é oferecido atendimento gratuito na área de saúde. Acredito que mais de 80% das pessoas que passaram por aqui nunca fizeram exames parecidos, principalmente porque elas não têm acesso a serviços como esse em decorrência da falta de recursos”.
Até às 12h mais de 5.000 pessoas já haviam passado pelo Centro de Atividades do Sesi “Morvan Dias de Figueiredo”, no bairro Jd. Adriana. A estimativa era receber 15 mil. Nas três edições da Ação Comunitária realizada em 2005 na cidade de Guarulhos, cerca de 22.000 pessoas foram beneficiadas nos eventos, que contabilizou 52.425 atendimentos.
Todos os serviços oferecidos pelos cursos da UnG são extensão dos atendimentos disponibilizados pelas clínicas da Universidade e uma mostra da preocupação que a Instituição tem com a comunidade que a cerca.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar