Acesse:

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Docente da UnG recebe prêmio por tese apresentada no Concurso de Monografias, Dissertações e Teses do Programa InFormação

Rosângela Freitas conquistou o primeiro lugar apresentando tese sobre a cobertura da mídia a respeito do trabalho infantil
Portal UnG (07/11/2007) - A Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) divulgou os resultados do Concurso de Monografias, Dissertações e Teses do InFormação – Programa de Cooperação para a Qualificação de Estudantes de Jornalismo. A premiação reconhece trabalhos finais de doutorado, mestrado e graduação que tenham como foco a relação entre o jornalismo, a mídia e as questões centrais da agenda social brasileira.
O Concurso foi aberto a estudantes e profissionais de comunicação e outras ciências sociais que tenham defendido monografias, dissertações ou teses entre 13 de julho de 1990 (data de promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente) e 13 de julho de 2007, em qualquer instituição de ensino superior brasileira.
Ao todo, foram 118 inscrições. Sendo 62 monografias, 40 dissertações e 16 teses, provenientes de 51 instituições de ensino superior de 14 Estados brasileiros. A maioria dos trabalhos foi desenvolvida por alunos de universidades públicas (55,9%). A região Sudeste concentrou a maior parte das inscrições (56,8%), seguida pela Região Sul (19,5%), Nordeste (12,7%), Centro-Oeste (6,8%) e Norte (2,5%). Também houve dois trabalhos vindos de universidades estrangeiras.
Na escolha dos vencedores houve preferência para pesquisas com enfoque nas políticas públicas destinadas a garantir os direitos de crianças e adolescentes. Os trabalhos premiados abordaram temas como trabalho infantil, conteúdo da programação das TVs abertas, exploração sexual comercial e violência contra meninos e meninas, por exemplo.
Entre os vencedores da categoria Doutorado, está a professora do curso de Psicologia da UnG, Rosângela Ramos Freitas que, sob orientação da psicóloga Fúlvia Rosemberg, defendeu tese sobre a cobertura da mídia a respeito do trabalho infantil.
O coordenador de Relações Acadêmicas da Andi, Guilherme Canela, considera que o número de inscrições foi muito expressivo, dado que a relação entre a mídia e as políticas sociais é um tema relativamente específico. Também ressalta a qualidade dos trabalhos, o que inclusive gerou dificuldades para o corpo de jurados no momento de escolher os vencedores de cada categoria. "O nosso objetivo, que era, por um lado, reconhecer os trabalhos com qualidade já publicados, por outro, estabelecer um diálogo com a comunidade acadêmica sobre quais temas podem vir a ser abordados nessa relação mídia e política públicas, foi alcançado com êxito", diz.
Compartilhe:

Voltar