Acesse:

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Docente dos cursos de Engenharia e Física apresenta trabalho em Congresso

Pesquisa propõe a aplicação de um método específico para a solução de equações de conservação da massa, quantidade de movimento e energia
Portal UnG (04/10/2007)- Desde o dia 30 de setembro e até esta sexta-feira, dia 5 de outubro, está em atividade na cidade de Santos (SP) a Inac 2007 (Internacional Nuclear Atlantic Conference), que acontece em paralelo ao XV Enfir (Encontro de Física de Reatores e Termohidráulica) e ao VIII Enan (Encontro de Aplicações Nucleares).

Entre os participantes dos eventos está o docente dos cursos de Física e Engenharia da UnG, dr. Thadeu das Neves Conti, que apresentou o trabalho “Application of the Hierarchical Functions Expansion Method for the Solution of the Two Dimensional Navier-Stokes Equations for Compressible Fluids in High Velocity” (veja o resumo abaixo).

Conti é graduado em Física (Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Engenharia Nuclear pela Universidade de São Paulo e doutor em Engenharia Mecânica pela mesma instituição. Atualmente, além de professor da UnG, é pesquisador da Comissão Nacional de Energia Nuclear e um dos mais importantes profissionais da área de engenharia nuclear, com ênfase em combustível nuclear.


Confira o resumo da pesquisa

O trabalho desenvolvido pelo prof. dr. Thadeu das Neves Conti propõe a aplicação do método da expansão em funções hierárquicas elaborado por Zienkiewicz e Morgan (1983), para a solução das equações de conservação da massa (continuidade), conservação da quantidade de movimento (Navier-Stokes) e conservação da energia, para fluidos compressíveis em duas dimensões e em alta velocidade. Esse método consiste no emprego do método de elementos finitos utilizando a formulação Petrov-Galerkin, conhecido como SUPG (“Streamline Upwind Petrov-Galerkin”), desenvolvido por Brooks e Hughes (1982), aplicado em conjunto com uma expansão das variáveis em funções hierárquicas. A fim de testar e validar o método numérico proposto, assim como o programa computacional elaborado, foram simulados alguns casos conhecidos da literatura. Os casos estudados foram os seguintes: teste de continuidade; teste de convergência e estabilidade; problema do degrau de temperatura e problema do choque oblíquo, onde o objetivo desse último caso era, basicamente, verificar a captura da onda de choque pelo método numérico desenvolvido. Através dos casos estudados e em função dos resultados obtidos nas simulações realizadas, concluiu-se que o objetivo desse trabalho foi alcançado de maneira satisfatória, pois os resultados obtidos com o método desenvolvido nesse trabalho foram qualitativamente e quantitativamente bons, quando comparados com os resultados teóricos.
Compartilhe:

Voltar