Acesse:

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Grupo de atendimento à obesidade da UnG recebe inscrições em Itaquá

Encontros acontecerão às quintas-feiras, das 15h às 17h. Participação é gratuita e aberta a toda a comunidade
Portal UnG (02/10/2007)- Rejane Sampaio Colliri, trader em transportes, tem metas claras: “Eu vou é cuidar mais de mim”. Como na música Saúde, da cantora Rita Lee, ela vai se dedicar a ter um mundo melhor, a começar pela saúde dela e dos filhos. Acompanhada do caçula Gustavo Luiz Fernandes, Rejane iniciou em março deste ano os encontros do Grupo de Obesidade Atendimento Multidisciplinar (Goam) da UnG e pretende levar a sério a iniciativa do Paddac (Programa de Ação Docente-Discente Assistencial Comunitário), que irá ajudá-la a alcançar o seu objetivo. “Quero emagrecer os 39 quilos que engordei nos últimos 16 meses”, quantifica.

Em três meses de encontros, a dona de casa Zulmira Queiroz conseguiu eliminar dois problemas de sua vida: alguns significativos quilos e o risco da depressão. “As roupas já não cabiam mais em mim e eu tinha vergonha de sair à rua. Sempre pesei entre 58 e 60 quilos. No início do ano, porém, cheguei a 68”, disse. “Graças ao grupo, estou voltando ao que considero normal para mim.”

Antigamente, com a vida mais tranqüila, as pessoas tinham hábitos alimentares mais saudáveis e controlados. Com a modernidade, no entanto, o consumo de produtos industrializados aumentou, as pessoas deixaram de fazer exercícios físicos e passaram a ver mais televisão “beliscando” guloseimas. “Grande parte da sociedade adquiriu um comportamento inadequado em relação à saúde alimentar. Além disso, há quem utilize a comida como ferramenta de fuga. Nesse caso, estamos diante de um problema emocional”, explica o prof. José Cândido Cheque, coordenador do Paddac. “A mudança de comportamento alimentar será fundamental para essas pessoas vencerem o desafio de emagrecer.”

O Goam, que já ajudou e vem ajudando centenas de pessoas de Guarulhos na difícil tarefa de emagrecer com saúde, acaba de desembarcar na UnG-Itaquá com a filosofia da motivação, da reeducação alimentar e da afetividade. Para oferecer um emagrecimento com segurança e equilíbrio, o grupo conta com o apoio de alunos e professores dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Nutrição da UnG e utiliza-se de técnicas que envolvem mudança de pensamentos, enfrentamento, auto-imagem, mitos e obesidade, autocontrole, mudança cognitiva e automonitoração.
Em Itaquá, o atendimento acontecerá às quintas-feiras, das 15h às 17h. A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade. As inscrições devem ser feitas na Secretária-Geral da UnG-Itaquá. As vagas são limitadas.

Serviço
Goam em Itaquá
Dia e horário dos encontros: todas as quintas-feiras, das 15h às 17h
Local: UnG-Itaquá – Rua Uberaba, 251, Vila Virgínia, Itaquaquecetuba
Informações: (11) 4602-0526/ 4647-5636.
Compartilhe:

Voltar