Acesse:

terça-feira, 11 de setembro de 2007

No Dia da Independência, docente da UnG lança sete livros ligados às Línguas Portuguesa e Latina

Prof. Alcebíades Fernandes Jr. reuniu cerca de 400 pessoas nas sete palestras sobre as obras
Portal UnG (11/09/2007) - Aproveitando o feriado nacional em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, o professor dos cursos de graduação em Letras e de especialização em Dialética da Língua Portuguesa da UnG, Alcebíades Fernandes Jr., realizou sete palestras para o lançamento oficial do mesmo número de livros, todos de sua autoria e publicados pela Editora Livro Pronto. São eles: “Dialética da Voz Passiva”; “Dialética da Língua Latina”; “Diaglética”; “Cronologística”; “Dialética da Língua Portuguesa”; “Dicionário de Radicais Clássicos”; e “Dialética da Alfabetização e da Ortografia”.

As obras, todas fruto de pesquisas acadêmicas, apresentam temas ligados às áreas da Dialética da Língua Portuguesa e da Língua Latina, como verbo, alfabetização, língua, radicais clássicos, voz passiva, português e latim.

De acordo com Fernandes, os livros enfocam inovações e evoluções no conhecimento de ambas as línguas e buscam seu desenvolvimento e aprofundamento.

O evento de lançamento oficial das sete obras, realizado no Anfiteatro F da Unidade Guarulhos-Centro da UnG, reuniu cerca de 400 pessoas (soma de todas as apresentações). Para descontrair e atrair o público para os temas expostos, o professor utilizou-se de uma série de ferramentas, como recursos áudios-visuais e fantasias.

Conheça as obras

Diaglética
Faz uma abordagem em multimídia da língua como um processamento racional no cérebro, através de oito níveis dimensionais articulatórios de estruturas lingüísticas funcionais para a comunicação.

Dialética da Língua Portuguesa
Apresenta uma descrição da Língua Portuguesa por meio de modelos gráficos em Multimídia aplicado em cada nível de descrição lingüística, demonstrando diferentes estudos de unidades constituintes de estruturas específicas, interligando toda a Língua para um conhecimento autônomo, absoluto e autodidata da Língua Portuguesa.

Dialética da Alfabetização e da Ortografia
Esta obra mostra como as letras e os dígrafos do Sistema Alfabético devem ser usados na escrita de palavras da Língua Portuguesa de acordo com as descrições da Alfabetização e da Ortografia e demonstra formas de palavras escritas coletadas em pesquisa com problemas distintos alfabéticos, ortográficos e fonoaudiológicos encontrados com alta porcentagem na escrita acadêmica e profissional, de modo que ela urge a todos envolvidos com a docência, a aprendizagem e a produção escrita de Língua Portuguesa.

Dialética da Voz Passiva
Essa obra tem como foco a “voz passiva”, descrevendo as falácias de sua aplicação pelas incoerências entre orações “ativas” e “passivas”, além de reativar a concordância verbal da indeterminação do sujeito para a chamada “passiva sintética”.

Cronologística
Trata-se de um estudo do verbo na sua morfologia e das suas categorias que se aplicam para os aspectos e tempos, descrevendo-se, por meio dos modelos gráfico cronológico e quadro operatório, a variedade temporal que uma única forma verbal reflete em diferentes estruturas discursivas, distinguindo-se do tempo categorial o tempo lingüístico.

Radicais Clássicos
Livro com os Radicais que se figuram em Língua Portuguesa, conservando a sua significação milenar de diversas origens e contribuindo para a formação de inúmeras palavras e, pela sua forma escrita, para a Ortografia em Língua Portuguesa.

Dialética da Língua Latina
Aborda toda a língua latina com peculiaridade na restauração semântica de relações dos casos e nas descrições lingüísticas da aplicação deles em estruturas oracionais, facilitando o conhecimento da língua latina e orientando melhor a tradução pelos Marcadores Referenciais de Tradução.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar