Acesse:

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Pesquisadores iniciam atividades pelo Pibic-UnG e CNPq

Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade apresentou aos estudantes as diretrizes do programa e anunciou a realização da V JIC-UnG
O retorno das atividades letivas do segundo semestre na UnG marcou também o início da trajetória científica para 50 estudantes da Universidade. Na última segunda-feira (6), o Comitê de Ética e Pesquisa da UnG realizou a primeira reunião com os pesquisadores que tiveram os trabalhos selecionados para a rodada 2007 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da UnG e do CNPq.

No encontro, foram apresentadas as diretrizes e o retrospecto do programa, além das ações que devem ser executadas pelos pesquisadores nesse início de Pibic, como a abertura de uma conta de e-mail, a assinatura do termo de compromisso, etc.

Uma das notícias que mais animaram os estudantes foi o anúncio da realização da V Jornada de Iniciação Científica da UnG (JIC-UnG), marcada para o dia 19 de setembro, na Unidade Guarulhos-Centro da Instituição. “É uma forma de já apresentarmos nossa linha de pesquisa e descobrirmos se estamos no caminho certo”, disse Gisele Martins Prates, uma das 10 pesquisadoras selecionadas pelo Pibic-CNPq – para esta rodada, a UnG selecionou 40 estudantes.

Aluna do 4.º semestre do curso de Ciências Biológicas, Gisele tem como tema de pesquisa o “Controle Microbiológico em Consultórios Odontológicos”. Ela acredita que sua participação no Pibic somará bastante para a sua carreira. “Sei que isso abrirá mais portas para a minha atuação no mercado de trabalho, além de ter a possibilidade de ver minha pesquisa ser aplicada no cotidiano dos consultórios”, enfatiza.

O coordenador da área de pesquisa da UnG, prof. Mário Lincoln, disse que o Pibic da UnG é um dos mais fortes da Região Metropolitana de São Paulo e isso se deve ao apoio incondicional da Universidade. “A UnG tem como tradição o estímulo à pesquisa, tanto é que, além das bolsas de estudos no valor de R$ 300 concedidas aos pesquisadores do Pibic, a Instituição oferece descontos de 30% num curso de pós-graduação (lato ou stricto sensu) aos que obtiverem bons resultados”, expôs.

O balanço feito pelo Comitê de Ética e Pesquisa e apresentado no encontro mostra que a área da saúde é a que mais desenvolve projetos de iniciação científica (49%), seguida pela de humanas (37%) e de exatas (14%). Outro curioso dado é em relação ao perfil dos pesquisadores. Na rodada 2007, por exemplo, 70% deles são mulheres, enquanto 30% são do sexo masculino.
Compartilhe:

Voltar