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terça-feira, 19 de junho de 2007

Docentes recebem certificado de capacitação para o ensino on-line

Plataforma Moodle vem sendo utilizada como apoio às aulas presenciais. Turmas de DPs on-line serão a primeira experiência de ensino 100% a distância
Quase um ano após adotar a plataforma Moodle no apoio às atividades presenciais dos cursos de graduação, a UnG concluiu, no último dia 15, a capacitação técnica de mais duas turmas de professores para uso da ferramenta. Ao todo, a Universidade conta agora com 160 docentes capacitados para utilizar o recurso, 60 dos quais técnica e pedagogicamente.

De acordo com o prof. Nelson Bomtempi Jr., integrante da equipe responsável pela implantação do Projeto UnG – EAD, esse foi mais um passo da Instituição rumo à implantação do Projeto de Educação On-line. “Nessa primeira etapa, os professores utilizam a ferramenta para distribuição de materiais de aula e indicação aos alunos de sites de interesse para as disciplinas. Além de terem acesso a esses conteúdos, os estudantes também utilizam a plataforma como meio de comunicação com o grupo, uma vez que ela cria uma comunidade virtual associada à disciplina”, expõe Bomtempi.

A partir de agosto de 2007, a UnG inicia a primeira experiência na oferta da educação on-line, com a abertura de quatro disciplinas para cumprimento de dependências totalmente na modalidade on-line: Biologia I, Física I, Estatística I e Português I. (clique aqui e sabia mais). Em fevereiro de 2008, a nova etapa do projeto prevê a oferta de disciplinas on-line em turmas regulares nos cursos de graduação, além do pedido de credenciamento da UnG ao MEC para a oferta de cursos totalmente a distância, que já se encontram em fase de preparação.

A profa. Maria Isabel Porazza, responsável pelo design das atividades das DPs on-line, disse que a recepção dos docentes ao projeto é excelente, especialmente porque há o entendimento de todos de que o papel do professor é indispensável e fundamental para a qualidade da educação a distância. “Essa modalidade de ensino tem a mesma complexidade de um curso presencial, ou seja, provas, trabalhos, orientações, presença, etc. A figura do professor não deixará de existir. Quem domina um determinado conteúdo e a arte de ensinar é o docente”, diz.

Capacitado técnica e pedagogicamente, o prof. do curso de Letras, Orison Marden de Melo Jr., acredita que o ensino on-line é uma tendência natural do mundo pós-moderno. Segundo ele, que é responsável pelo desenvolvimento da disciplina Português I para as DPs on-line, “assim como acontece com as demais áreas, a educação tem de se adaptar às novas tecnologias. O ensino a distância é uma forma de o estudante unir o estudo ao trabalho”, enfatiza.


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