Acesse:

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Aluno da UnG assume o comando geral do Corpo de Bombeiros de São Paulo

Coronel Manoel Antonio da Silva Araújo, estudante de Engenharia Civil, tomou posse formal em cerimônia realizada no Centro de Treinamento da Corporação
Aluno do último ano do curso de Engenharia Civil da UnG, o coronel Manoel Antonio da Silva Araújo é o novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Embora ocupe o cargo oficialmente desde o dia 27 de março, quando foi publicado no Diário Oficial seu novo posto, foi em cerimônia realizada na quarta-feira (11) no Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros, no município de Franco da Rocha, que Araújo oficialmente tomou posse.

Com 50 anos de idade, 32 dos quais dedicados à atuação militar, Araújo substituirá o também coronel Antônio dos Santos Antônio, que deixa o cargo após dois anos à frente do comando da Corporação. Na cerimônia de transição, o coronel Antonio disse que comandar um dos maiores Corpos de Bombeiros do mundo é, de fato, algo que exige muita responsabilidade. “Desde o início, sabia que o cargo traria um trabalho árduo. Fiz tudo o que pude para realizá-lo com credibilidade e confiança”, discursou.

Nos últimos dois anos, a Corporação formou mais de 600 novos bombeiros, especializou cerca de 200 oficiais e 3 mil praças de São Paulo e de outros Estados. Um dos projetos mais benquistos implantado pelo ex-comandante foi a reestruturação do Corpo de Bombeiros, com a implantação de uma matriz organizacional. “Hoje, cada bombeiro tem a sua função definida”, explicou o coronel Antônio.

Em seu discurso de posse, o estudante da UnG e novo comandante da Corporação disse estar envaidecido e orgulhoso em ocupar o cargo, embora esses sentimentos não caibam aos oficiais do Corpo de Bombeiros. “Tenho ciência da responsabilidade e dedicação que o cargo exige, pois o caminho a percorrer é longo. Contudo, tenho convicção de que a experiência transmitida pelos meus antecessores somará significativamente. Não me proponho a dar soluções mágicas além das limitações da Corporação, mas procurarei, a todo o momento, ser autêntico, dando continuidade a todos os projetos e adotando medidas para que outros tenham igual sucesso. Reitero meu total compromisso e dedicação à população do Estado, prometendo colocar à disposição o que de melhor o Corpo de Bombeiros tem: profissionalismo, prontidão e retidão. Agradeço a confiança que em mim foi depositada pelo Comando e pelo Governo”, disse o comandante.

O coronel PM Roberto Antonio Diniz, comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, enfatizou que o fato de o coronel Araújo ter seu nome aprovado pelo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Ronaldo Augusto Bretas Marzagão, e referendado pelo governador José Serra, “deve-se ao reconhecimento de sua capacidade, à maneira como até hoje conduz a sua carreira na PM e no Corpo de Bombeiros. Isso é reflexo de sua dedicação e vontade”.

Presente à cerimônia ao lado do chanceler, prof. Antonio Veronezi, e do vice-reitor de Cultura e Integração Comunitária da UnG, prof. Nelson Figueiredo Filho, o diretor dos cursos de Engenharia da Universidade e superintendente da Unidade Guarulhos-Dutra, prof. Wilson Aroma, disse o quão merecedora é a pessoa do coronel Araújo e a importância para a UnG de ter um aluno no alto escalão da PM. “Para a Universidade é a ratificação de um trabalho sério e ético que tem feito, atraindo pessoas que sabem da importância dessas qualidades para a construção de uma carreira.”

O evento ainda teve desfiles de oficiais e carros do Corpo de Bombeiros. Estiveram presentes ex-comandantes da Corporação e autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, como o secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Lauro Malheiros Neto


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar