Acesse:

quinta-feira, 29 de março de 2007

Posto de atendimento do Ciee na UnG começa a funcionar

Espaço oferece mais comodidade aos estudantes da Instituição na hora de procurar estágio
O Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) agora é um dos pilares da empregabilidade para os alunos da UnG e, assim como o Ciesp-Guarulhos, que acaba de fechar uma parceria com a Universidade, irá viabilizar a inserção dos estudantes no mercado de trabalho. É que a entidade inaugurou na quarta-feira, dia 28 de março, um posto de atendimento avançado na Unidade Guarulhos-Centro da UnG, com funcionamento diário, das 9 às 21h.

Na cerimônia de inauguração, o reitor da UnG, prof. dr. Péricles Trevisan, e a gerente técnica de Estágio do Ciee, Sylvana dos Santos Rocha, fizeram o desenlace simbólico, abrindo as portas ao público. “O Ciee vai tornar mais fácil a inserção de nossos estudantes em uma vaga de estágio”, disse Trevisan. “Além disso, a existência de um posto de atendimento na Universidade irá ajudar na disseminação de informações a respeito de oportunidades de trabalho e estreitar o contato tanto dos estudantes com a entidade, como da UnG com o Ciee”, completou.

Um levantamento realizado pelo próprio Centro de Integração mostrou que 64% dos estudantes que fazem estágios através da entidade são efetivados ao término do contrato. A maioria (49%), na mesma empresa onde estagia; e os demais (15%), em outras organizações. Mensalmente, o Ciee abre cerca de 6 mil novas vagas de estágio. Dessas, aproximadamente 400 são em Guarulhos. Só em 2006, mais de 200 mil jovens ingressaram no mercado de trabalho por intermédio do Ciee, que hoje computa 300 mil estagiários atuando e 22 mil empresas e órgãos públicos parceiros. “Atualmente, em Guarulhos, são mais de mil empresas ativas trabalhando com o Ciee e, a cada dia, nós procuramos aumentar esse contingente”, disse o superintendente de atendimento do Ciee São Paulo, Afonso Lamounier de Moura, que representou o presidente da entidade, prof. dr. Paulo Nathanael. “O estudante da UnG não terá mais que se deslocar ao Centro de Guarulhos para ter acesso às vagas de estágio do Ciee. Daqui mesmo ele poderá ser encaminhado para o processo seletivo de uma empresa”, enfatizou.

O chanceler da UnG, prof. Antonio Veronezi, também presente à cerimônia, disse que sua visão em relação à implantação do Ciee dentro da Universidade é muito mais ampla que a das demais pessoas. Segundo ele, o Centro de Integração Empresa-Escola tem facilidade para identificar a qualidade da mão-de-obra que a universidade coloca no mercado de trabalho. E é desse termômetro que a UnG precisa. “Os profissionais que nós formamos estão bem capacitados? A formação que oferecemos é suficiente para as aspirações das organizações? O que falta?”, indagou Veronezi. “A parceria com o Ciesp e o ingresso do Ciee dentro da UnG nos dará a oportunidade de promover duas ações: colocar nosso aluno no mercado e receber um feedback desse. Para mim, a Universidade tem responsabilidade não só na formação profissional. Ela tem de saber se o trabalho que faz é efetivamente bom. Isso nós só conseguiremos se houver a colaboração dessas organizações posteriores, como o Ciee”, complementou o chanceler.

O advogado Antonio Roberto Marchiori, presidente da Associação dos Empresários de Cumbica (Asec) e também representante do Ciesp no evento, disse “que a UnG vem se destacando como uma Instituição de grande importância e que nós (entidades organizadas) acompanhamos o professor Veronezi na sua preocupação em qualificar, cada vez mais, os seus alunos para o mercado de trabalho. O Ciee, fazendo a ponte entre as escolas e as empresas, leva aos empresários uma mão-de-obra melhor. As duas entidades que represento hoje apóiam essa iniciativa e, ao conveniar-se à UnG, têm como intuito fortalecer a parceria Ciesp-Asec-UnG-Ciee”.

Além das autoridades já citadas, estiveram na inauguração do posto de atendimento do Ciee na Unidade Guarulhos-Centro da UnG o superintendente operacional do Ciee, Eduardo Oliveira, a supervisora do Ciee-Guarulhos, Roberta Borges, a supervisora de relacionamento com as instituições, Laura Alves, a supervisora de operações do Ciee, Patrícia Ferreira, o vice-reitor de Cultura e Integração Comunitária, prof. Nelson Figueiredo Filho, o gerente de Marketing, Sandoval Nassa, o relações-públicas, Marco Antonio Lacava, o superintendente da UnG Unidade Jabaquara, prof. Vanderlei Pretini, e o superintendente da UnG Unidade Itaquá, prof. Cristiano Marchi Gimenes.


Serviço:
Posto de Atendimento do Ciee na UnG

Local: Saguão do Prédio G da Unidade Guarulhos-Centro – Praça Tereza Cristina, 1, Centro, Guarulhos. Tel.: (11) 6408-2994.
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.


Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar