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quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Palestra leva professores a repensar a prática docente

Iniciativa foi do curso de Enfermagem pela Semana de Planejamento
Como parte da programação da Semana de Planejamento do 1.º semestre de 2007 da UnG, a diretora do curso de Enfermagem da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), profa. dra. Miriam Aparecida Nimtz, apresentou na quarta-feira, dia 31 de janeiro, na Unidade Centro – Guarulhos da UnG, uma palestra intitulada “As dimensões da prática docente”.

Convidada pela diretora do curso de Enfermagem da UnG, profa. dra. Maria de Belém Cavalcante, Nimtz destacou o conjunto de saberes exposto em sua tese de doutorado. Para isso, utilizou-se de vários estudiosos da educação, entre os quais Nóvoa, Schön, Perrenoud, Rios, Chauí, Antunes, entre outros.

De acordo com Cavalcante, a apresentação veio de encontro à necessidade vivenciada pelo docente de enfermagem na formação dos futuros enfermeiros. “As ‘provocações’ foram eficazes para repensar conteúdos e estratégias no processo ensino-aprendizagem, sendo, portanto relevante para a elaboração dos planos de ensino e conteúdo programático deste semestre”, disse.

Os docentes da Universidade participaram de forma ativa durante as discussões, trazendo contribuições de suas vivências e expondo suas dificuldades e impasses. Para a professora Miriam Nimtz, não existe receita, “porém compreendemos que o professor é um mediador entre o aluno e o saber sistematizado e a tarefa dele é fazer com que o estudante estabeleça um diálogo real”.

A palestrante ainda ressaltou que “no processo ensino-aprendizagem é importante repensar em vários aspectos da formação profissional do docente, pois à medida que se formam pessoas para cuidar de outras, cria-se um processo humanístico, ético e profissional. Exatamente os valores e a missão da UnG”.

Segundo a professora Maria de Belém, foi possível perceber nos professores participantes a satisfação, a motivação e a felicidade pela iniciativa. “Acredito que este tipo de abordagem só vem a trazer benefícios para o docente, para o aluno e para o cliente, pois o reforço positivo na identidade do professor traz melhorias na sua motivação e engrandece a Universidade, uma vez que contará com profissionais realizados”, finalizou.
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