Acesse:

terça-feira, 27 de junho de 2006

Docentes recebem certificado de ensino on-line

Os cerca de 30 professores da UnG que há pouco mais de um mês inverteram seus papéis e assumiram o posto de alunos para participar da primeira turma do Programa de Capacitação de Docentes para o Ensino On-line acabam de receber o certificado de con
Os cerca de 30 professores da UnG que há pouco mais de um mês inverteram seus papéis e assumiram o posto de alunos para participar da primeira turma do Programa de Capacitação de Docentes para o Ensino On-line acabam de receber o certificado de conclusão da primeira fase.
Um grupo de profissionais da área de tecnologia da informação da UnG, comandado pelo especialista em ensino a distância, o professor Sérgio Szpigel, ministrou nessa primeira etapa um treinamento técnico para utilização da plataforma de ensino a distância.
A partir de agosto, esses mesmos professores serão capacitados pedagogicamente para o planejamento e desenvolvimento de cursos on-line, enquanto os demais docentes da Instituição poderão participar da primeira fase da capacitação.
A perspectiva é de que a plataforma de ensino on-line já esteja em funcionamento no segundo semestre deste ano.

Benefícios
Ao contrário do que se imagina, esse instrumento de ensino não visa substituir o aprendizado convencional, mas sim agregar valores. A utilização do ensino on-line permite ampliar o leque de oportunidades oferecidas individualmente a cada estudante. Para aprender um conjunto de conceitos, o estudante pode, por exemplo, escolher entre ler alguns textos ou assistir a um vídeo e depois participar de um fórum de discussão pela internet com colegas e com o próprio professor. Tem a possibilidade, ainda, de acessar com antecedência materiais e conteúdos que serão aplicados nas aulas presenciais, bem como manter contato quase que permanente com o docente.
Utilizando o ambiente WEB, o conjunto de professores responsável por uma mesma disciplina pode desenvolver um material único para o curso, contendo experiências de aprendizagem diversificadas. Esse compartilhamento ajuda a eliminar a duplicação de atividades entre docentes e permite a produção de um material mais rico e diversificado.
Compartilhe:

Voltar