Acesse:

Mestrado em Análise Geoambiental participa de congresso da Abequa

Pesquisadores da Universidade fizeram parte da comissão organizadora 

Entre os dias 19 e 21 de outubro, foi realizada a 15.ª edição do Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário – Abequa. Realizado nas cidades de Tramandaí e Imbé, no Rio Grande do Sul, o encontro teve como tema "Ecodiversidade e sua Sustentabilidade no Quaternário". Entre outros assuntos, foram debatidos aspectos ambientais, sociais, econômicos e culturais das mudanças climáticas.

No Simpósio Tecnógeno – Antropoceno, a UNG foi um dos destaques da iniciativa, que contou com a participação de pesquisadores estrangeiros. Das 13 apresentações orais de trabalho, nove foram feitas por alunos e professores do Mestrado em Análise Geoambiental da Instituição – duas de cientistas da Universidade de Santander (Espanha), uma da UFRJ e uma da Unesp completaram a programação. Da UnG,  dois mestrandos foram moderadores de seção; e docentes compuseram a Comissão Organizadora, realizaram palestras de abertura e encerramento e ministraram o minicurso “Introdução aos estudos do tecnógeno-Antropoceno”.

“Esse evento representou um importante passo para consolidação da linha de pesquisa "Antropoceno", coordenada pelo MAG no Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq)”, avalia o prof. Antonio Manoel Oliveira, docente do Programa da UNG. “É preciso destacar, ainda, a importante participação de alunos e ex-alunos do Mestrado na organização e na apresentação de trabalhos”, complementa.

Segundo Oliveira, que compôs a comissão organizadora do Congresso, o tema “Antropoceno” tem ganhado importância no meio cientifico quaternarista, impulsionado por pesquisas realizadas em todo Pais, assim como pelo debate internacional a respeito da possibilidade de uma nova época geológica, o Antropoceno. “Em decorrência dos debates, foram propostas e aprovadas na Assembleia do encontro, duas Comissões de Estudo: de Nomenclatura e Procedimentos do Tecnógeno – Antropoceno e de Geoética Ambiental”.



Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar